Mas, como é óbvio, o dia-a-dia de trabalho não permite tal desvario e por isso, fico-me normalmente por uma torrada com manteiga ou uma taça de granola com leite ou iogurte, para começar o dia com vitalidade e energia. Num destes dias, decidi experimentar fazer, também, a minha própria granola e foi uma autêntica revelação. Nunca pensei que ficasse tão bom. Por isso aqui fica a minha receita, para saborear tanto nos dias em que se tem tempo, como nos outros, quando, apesar de tudo, não se pode abdicar de começar o dia de forma deliciosa.
Granola caseira
Ingredientes:
200 gramas de aveia integral
3 colheres (sopa) de sementes de girassol
3 colheres (sopa) de sempente de linhaça
2 colheres (sopa) de côco ralado
1 colher (sopa) de canela
100 gramas de nozes picadas
50 gramas de amêndoas laminadas
1 colher (sopa) de acúcar mascavado
1 pitada de sal
50 gramas de sultanas douradas
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de melaço
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de aroma de baunilha
Fiz assim:
Juntei os ingredientes sólidos (excepto as sultanas) e misturei bem. Fiz o mesmo com os líquidos, misturando com uma colher de pau e juntei-os aos sólidos, envolvendo tudo. Deitei a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhei muito bem para ficar uma camada fina. Levei ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirei do forno e deixei arrefecer. Juntei as sultanas e guardei a mistura num frasco bem fechado.
___
Ficou bem bonita. Normalmente como a granola apenas no verão, com iogurtes gregos. Agora no inverno é utilizada apenas para os crumbles :)
ResponderEliminarBelo pequeno almoço :)
ResponderEliminar