segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Para saborear nos dias em que a manhã é só para nós e nos outros dias também

Sou fã incondicional de pequenos-almoços. Adoro perder-me entre deliciosos pãezinhos estaladiços acabados de fazer, barrados com manteiga, que se derrete facilmente e acompanhados por uma tão apreciada meia de leite clarinha, sem açúcar nem adoçante, para me saber a café, os croissants ou brioches ou scones, delicadamente fofinhos comidos aos bocados, enriquecidos com colheradas de compota de morango ou doce de abóbora e nozes de proveniência fidedigna, sumos de fruta feitos na altura, frescos e vitaminados como convém, copos de leite magro, simples e frio para não sentir o sabor adocicado tão característico e taças cheias de cereais que são o paraíso a cada dentada incomparavelmente crocante de granola... adoro misturar tudo, comer daqui, provar dali, saborear e ficar meio perdida durante largos momentos a deliciar-me, sentada em frente a uma mesa cheia de guloseimas, perfeitamente enamorada e inebriada pelos aromas e sabores que um grande pequeno-almoço pode oferecer, numa daquelas manhãs em que podemos desfrutar do tempo só para nós. Infelizmente, o Rui não partilha deste meu devaneio matinal mas, mesmo assim, dou por mim, não raras vezes, a divagar sobre estas questões a traduzi-las em verdadeiros festins solitários J.
Mas, como é óbvio, o dia-a-dia de trabalho não permite tal desvario e por isso, fico-me normalmente por uma torrada com manteiga ou uma taça de granola com leite ou iogurte, para começar o dia com vitalidade e energia. Num destes dias, decidi experimentar fazer, também, a minha própria granola e foi uma autêntica revelação. Nunca pensei que ficasse tão bom. Por isso aqui fica a minha receita, para saborear tanto nos dias em que se tem tempo, como nos outros, quando, apesar de tudo, não se pode abdicar de começar o dia de forma deliciosa.

Granola caseira


Ingredientes:

200 gramas de aveia integral
3 colheres (sopa) de sementes de girassol
3 colheres (sopa) de sempente de linhaça
2 colheres (sopa) de côco ralado
1 colher (sopa) de canela
100 gramas de nozes picadas
50 gramas de amêndoas laminadas
1 colher (sopa) de acúcar mascavado
1 pitada de sal
50 gramas de sultanas douradas
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de melaço
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de aroma de baunilha

Fiz assim:
Juntei os ingredientes sólidos (excepto as sultanas) e misturei bem. Fiz o mesmo com os líquidos, misturando com uma colher de pau e juntei-os aos sólidos, envolvendo tudo. Deitei a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhei muito bem para ficar uma camada fina. Levei ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirei do forno e deixei arrefecer. Juntei as sultanas e guardei a mistura num frasco bem fechado.






___

2 comentários:

  1. Ficou bem bonita. Normalmente como a granola apenas no verão, com iogurtes gregos. Agora no inverno é utilizada apenas para os crumbles :)

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.