sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As memórias e outros tempos

Quando era miúda, ficava em casa com a minha avó materna, que tomava conta de mim e do meu irmão, enquanto os meus pais íam trabalhar. Os tempos eram outros, como se costuma dizer, e isto de ficar em casa, não era assim tão verdadeiro como isso. Os tempos livres que tínhamos, passávamo-los, na maioria das vezes, com os nossos amigos de infância, na rua. Era uma coisa normal, natural e, obviamente, as saudades desses dias felizes de correria, deixam-me algo nostálgica, até porque sei que, além de não ser possível reviver por mim própria, essas aventuras, também não será possível fazê-lo com outras crianças. Tal como as brincadeiras de rua não tendem a voltar, a minha avó também já não transmite o sorriso meigo com que me recebia quando eu chegava da escola. Já não me prepara o lanche nem o almoço, entre raspanetes ou gargalhadas francas. Na verdade, quase já não me reconhece, quando me vê. Mas eu, saudosa desses outros tempos, lembrei-me de fazer esta receita de bacalhau que ela preparava imensas vezes, com ovos mexidos, como eu lhe pedia. Sim, quando eu era miúda! Neste dia 26 de Outubro, em que celebramos o 91º aniversário da minha avó Esperança, mesmo considerando as partidas que o tempo é capaz de nos pregar, trago-vos este bacalhau, que já não comia há imenso tempo. Soube-me a saudade e a recordações mas, obviamente, não me soube ao mesmo que ela me preparava, sempre que lho pedia. Esse trago-o na memória... e no coração.

Bacalhau com ovos mexidos da avó Esperança


Ingredientes (para duas pessoas):

1 posta de bacalhau, demolhado e desfiado
1 cebola, cortada em meias luas
1 decilitro de azeite
3 batatas, descascadas e cortadas em cubos grandes
3 ovos
Salsa picada
Azeitonas

Fiz assim:
Comecei por levar as batatas a cozer em água com sal, durante 5 minutos. Numa frigideira, deitei o azeite e a cebola e levei ao lume. Deixei fritar um pouco e juntei o bacalhau. Tapei a frigideira e deixei cozinhar. Acrescentei as batatas e voltei a tapar para ficarem macias. No final, deitei os ovos batidos e envolvi bem. Retirei do lume e polvilhei com salsa picada. Servi imediatamente, decorado com azeitonas.


Ficou muito bom. O Rui, que nunca tinha provado, adorou o resultado final.


Desejo-vos um excelente fim-de-semana, com receitas deliciosas.




A vida conta-nos histórias que são nossas. As tristes guardamos algures, na memória. As felizes ficam, também, no coração.
Parabéns, querida Avó!

6 comentários:

  1. Fiquei comovida com o teu testemunho, tal como tu eu também tive uma avó fabulosa que me tratava com amor e carinho, infelizmente faleceu antes de me ver casar, que era o sonho dela, e já não reconhecia as pessoas, o olhar estava vazio, enfim, fica a lembrança dos tempos felizes.
    Essa comidinha é uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. o tempo faz estas coisas... mas é bom recordar sempre. A minha avó ainda me reconhece mas também já está muito debilitada... lembro-me também de uma receita de farinha de pau com enchidos que ela me fazia e eu adorava. O teu bacalhau está com um aspeto maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Regina!! Lindo post! Receitas com sabor de lembranças são as melhores!!

    Bom final de semana. Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderEliminar
  4. Parabéns para a avó! Adorei a receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. babei a olhar para o bacalhau!
    beijinhos e um óptimo fim de semana
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Regina, sua receita está linda e seu post muito bonito, também sinto falta dos meus tempos de criança onde a vida era mais simples.
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.