quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma nuvem com sabor a queijo

Mais uma experiência na minha cozinha. Desta vez andei às voltas com uns deliciosos mini-soufflés. De queijo. Uma textura leve, qual nuvem que se saboreia lentamente, marca definitivamente o sabor deste prato. O sabor a queijo, intenso. Depois, ou se ama ou se odeia. Eu adorei. Uma delícia, sem dúvida.

Soufflé de queijo cheddar


Ingredientes (para três ramequins):

250 mililitros de leite meio gordo
1 colher (sopa) bem cheia de farinha
1 colher (sopa) de margarina
100 gramas de queijo cheddar ralado
2 ovos
Sal e pimenta
1 colher (chá) de noz moscada moída

Fiz assim:
Liguei o forno a 200º e untei três ramequins com margarina. Levei a margarina ao lume até derreter e acrescentei a farinha. Mexi bem até começar a ganhar cor. Juntei, depois, o leite, e voltei a mexer até engrossar. Retirei do lume e temperei com sal, pimenta e a noz moscada. Envolvi bem e juntei o queijo para derreter. Deixei arrefecer um pouco e juntei as gemas batidas, em fio, mexendo sempre. Bati as claras em castelo e envolvi no preparado de queijo. Distribuí pelos ramequins e levei ao forno durante cerca de 20 minutos. Retirei do forno e servi, imediatamente, como entrada.






___

6 comentários:

  1. NUNCA FIZ MAS GOSTI MUITO DOS TEUS FICARAM LINDOS E COM UMA BELA COR.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficaram mesmo bonitos! Eu tb adoro soufflé de queijo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro queijo, esta tua sugestão agrada-me mesmo muito!

    ResponderEliminar
  4. Eu que gosto tanto de queijo fiquei fã dessa sugestão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh soufles em tamanho mini :) que amoroso :) adorei a sugestão, da maneira como gosto de queijo então :)

    ResponderEliminar
  6. e ficou bem bonito...imagino a leveza a desfazer-se na boca...bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.