terça-feira, 3 de abril de 2012

Uma mistura de sabores ou como caramelizar a carne de porco

Esta receita resultou muito bem. Tinha umas febras de porco em casa para o jantar e não sabia o que fazer com elas. Resolvi levar um ananás para lhes fazer companhia no prato e assim surgiu esta ideia. O ananás faz toda a diferença, ao caramelizar na frigideira, oferecendo o seu sabor à carne e tornando-a mais suculenta. Uma forma diferente e deliciosa de comer carne de porco. Para acompanhar fiz um esparregado na bimby com uns espinafres que estavam destinados a fazer parte de uma sopa. Mas troquei-lhes as voltas e fizeram de cama para o rei desta festa.

Febras de porco com ananás caramelizado em cama verde de espinafres


Ingredientes (para duas pessoas):

(para as febras)
4 febras de porco
2 rodelas de ananás fresco, cortadas em pedaços
1 dente de alho
1 decilitro de vinho branco
2 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta

(para o esparregado)
400 gramas de espinafres (folhas)
2 dentes de alho
50 gramas de farinha
30 gramas de azeite
150 gramas de leite
50 gramas de natas
1 pitada de noz moscada moida
1 colher (sobremesa) de vinagre
Sal

Fiz assim:
Arranjei as febras e temperei-as com sal, pimenta, 1 dente de alho picado e vinho branco. Deixei a marinar durante 1 hora. Numa frigideira, levei ao lume uma colher de sopa de óleo e fritei nele as febras até ficarem douradinhas dos dois lados. Retirei-as e, na gordura que ficou, fritei o ananás até ficar caramelizado. Temperei com um pouco de sal e pimenta e juntei a carne para tomar gosto. Retirei da frigideira e servi.

Arranjei os espinafres e lavei-os. No copo da bimby, coloquei as folhas dos espinafres e cobri-as com água. Programei 8 minutos, temperatura 100º, velocidade 1 para cozer os espinafres. Escorri os espinafres e reservei. Coloquei os alhos no copo e piquei-os, depois adicionei o azeite e programei 4 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Juntei os espinafres e programei mais 3 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Juntei a farinha, o leite, as natas e programei 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. Finalmente, temperei com sal, a noz moscada e o vinagre e misturei alguns segundos na velocidade 4 para emulsionar. Servi com as febras de porco e com o ananás caramelizado. (Gosto mais do esparregado assim do que totalmente em puré mas se preferirem dessa forma é só programar uns 20 segundos na velocidade 7).






___

3 comentários:

  1. O prato ficou magnífico.
    Eu adoro comida agridoce, portanto esses febras agradaram-me muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um verdadeiro luxo este prato, amei a receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. É uma mistura de sabores bem interessante, gostei muito do aspecto!

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.