quinta-feira, 1 de março de 2012

Brincar com os ovos ou mais uma ideia para dar uso aos ramequins

Adoro tachinhos, ramequins, tacinhas, tigelinhas, pratinhos e todas as coisas engraçadinhas que teimam em rechear os armários da minha cozinha. Tudo em ponto pequeno. Adoro brincar com estes utensílios e fazer pequenas refeições utilizando a sua versatilidade e delicadeza. Apesar desta minha paixão nem sempre ser partilhada pelo Rui, retiro muitas vezes estas peças de loiça do armário e, provando-lhe que não servem apenas para brincar, levo-as ao forno para preparar pequenas taças em que o requinte do sabor é inversamente proporcional ao tamanho. Uma verdadeira maravilha como é o caso destes ovos no forno, a minha versão de outros que trouxe emprestados do livro Na cozinha com Nigella e de que já vos falei aqui. Ficam uma delícia e são tão fáceis de preparar que seria uma pena não dar um uso frequente às forminhas em miniatura. E foram feitos com uns ovinhos caseiros que me trouxeram cá para casa, o que faz, decididamente, toda a diferença neste prato.
Para saborear a dois, entre sorrisos, ao início da noite, quando a Lua começa a espalhar o seu brilho, reflectindo-o nas águas calmas do Rio Tejo, oferecendo-nos um cenário de incontornável beleza. Se possível, trocando a mesa da cozinha por umas cadeiras com vista sobre a cidade, na varanda.

Ovos en cocotte com queijo brie


Ingredientes (para duas pessoas):

4 ovos caseiros
2 colheres (sopa) de natas
2 colheres (sopa) de azeite
2 fatias de queijo brie cortadas em pedacinhos
manteiga para untar os ramequins
Flor de sal

Fiz assim:
Liguei o forno a 220º. Untei dois ramequins com manteiga. Dentro de cada ramequim coloquei 2 ovos e uma pitada de flor de sal, depois acresentei uma colher de azeite, uma colher de natas e metade do queijo. Levei ao forno por 20 minutos, o tempo necessário para cozer a clara e derreter o queijo. Acompanhámos com palitos de pão torrado barrados com manteiga e molhados na gema dos ovos.

(Nota: O tempo que indico refere-se ao que levaram a ficar prontos no meu forno mas o melhor é irem vigiando porque, da primeira vez que fiz, a gema dos ovos cozinhou demais). 



Um dia delicioso para todos.




Fonte: Na cozinha com Nigella

8 comentários:

  1. Uma deliciosa sugestão.
    A versão que faço cá em casa é com um envolvimento de pão de forma, assim ao comer é tudo junto, fica óptimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa,
      A tua sugestão também me agrada, sim. Um dia destes vou experimentar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca provei, mas vai direitinha para a lista de copianços! ;)
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muitíssimo bem, fica anotada:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, ainda bem que gostaste, é mesmo uma delícia :)
      beijinho

      Eliminar
  4. Que delicia, tem tao bom aspecto! eu tambem adoro todas essas miniaturas, mas confesso que nao lhes dou muito uso...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, eu acho o máximo, é só uma questão de hábito e tenho encontrado imensas receitas para as tirar do armário.
      Beijinhos para ti e obrigada pela visitinha :)
      Beijos

      Eliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.