terça-feira, 6 de março de 2012

Conchas deliciosas

Cá em casa gostamos bastante de todo o tipo de marisco, por isso é companhia assídua em lanches, como petisco ou mesmo na preparação de refeições completas. Desta vez vieram umas amêijoas no saco. Adoro prepará-las à Bulhão Pato, com muito alho, limão e carradas de coentros. E a saberem a picante. E foi dessa forma que as comemos, acompanhadas com fatias de um pão alentejano delicioso.


Amêijoas à Bulhão Pato

Ingredientes:

1 quilo de amêijoas
4 dentes de alho picados
1 decilitro de azeite
1 piri-piri seco
Sumo de 2 limões
Coentros picados
Sal e pimenta a gosto

Fiz assim:
Coloquei as amêijoas numa taça grande com água e sal para abrirem as conchas. Numa frigideira funda, levei o azeite ao lume até aquecer. Juntei os alhos e depois as amêijoas, temperei com sal e pimenta e o piri-piri, partido aos bocadinhos e deixei cozinhar durante cerca de 5 minutos. Por fim, juntei os coentros picados e o sumo de limão. Servi acompanhado de fatias de pão.






As amêijoas transportam-me sempre aos dias de praia, aos sonhos simples e aos risos sem barreiras. Apetece-me entrelaçar os meus dedos nos dedos de outra mão e ir passear, descalça, à beira-mar. Contar pedras e apanhar conchas. Molhar os pés e saltar por entre as ondas que morrem na areia fina... Fica para breve.

3 comentários:

  1. Há imenso tempo que não como este petisco tão bom, fiquei agora com saudades!

    ResponderEliminar
  2. Adoro esse petisco, que maravilha!!! Faço quase sempre que tenho visitas para jantar, é uma entrada deliciosa:)
    E as tuas estão com muito bom aspeto, até me ficou a apetecer!!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro marisco! essas ameijoas iam me saber tao bem ao almoço...

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.