quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ensaio sobre o risotto

Tenho andado a testar vários risottos e todos me têm agradado. Hoje trago a proposta de um que ficou delicioso. Foi a companhia de uns bifes de novilho preparados pelo Rui e que também ficaram óptimos. Uma experiência que resultou e é para repetir.

Risotto de bacon e ervilhas


Ingredientes:

Arroz para risotto
1 cebola pequena
Vinho branco
Bacon cortado em tiras finas
Ervilhas
Caldo de legumes
Lascas de queijo da ilha
Azeite

Fiz assim:
Num tacho levei ao lume o azeite e a cebola até ficar translúcida. Juntei depois o bacon e deixei fritar um pouco. Adicionei o arroz e ficou também a fritar até ficar sem líquido. Acrescentei 3 colheres de sopa de vinho branco e as ervilhas. Deixei evaporar o vinho mexendo sempre e fui juntando o caldo aos poucos, até o arroz estar bem cozinhado. Retirei do lume e juntei as lascas do queijo. Mexi até derreter e servi.





___

7 comentários:

  1. Olá Regina :)
    O teu risotto ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Os risottos são sempre bons e reconfortantes, quer na qualidade de prato principal quer na de acompanhamento. Por cá utilizamos o parmesão, mas queijo da ilha também resulta muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro risotto, e adoro ervilhas, para mim uma combinação feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Risotto é o prato que devia ter experimentado o ano passado mas por preguiça acomodei-me e ando a pesquisar receitas para o meu primeiro risotto. Alguma sugestão para começar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu iniciei-me no mundo maravilhoso dos risottos com um de cogumelos. Nada demasiado extravagante mas saiu muito bem e divinal de sabor. Mas o essencial é começares e qualquer que seja a tua escolha vais ver que nunca mais páras!
      Um beijinho :)

      Eliminar
  5. Parece-me mesmo cremoso, é assim que gosto...
    beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.