segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um bolo de laranja e azeite da Laranjinha para participar numa festa de aniversário

O Cinco Quartos de Laranja faz sete anos e, como não queria deixar de participar na festa, trouxe um bolo que é uma pequena maravilha. A receita que a Laranjinha partilhou connosco no Dia do Pai, no ano passado, um bolo de laranja e azeite, é deliciosa, tanto pelo aspecto como pelo seu sabor.
Para participar no desafio Sete anos à mesa com a Laranjinha, a maior dificuldade que se nos depara é, sem dúvida, ter de escolher entre tantas e tão deliciosas receitas, depois de nos perdermos pelas fantásticas e apelativas fotografias, que elevam exponencialmente a vontade de provar cada uma delas.
Esta foi a minha escolha. Espero que gostes, Laranjinha. Cá em casa, adorámos.

Bolo de laranja e azeite da Laranjinha


Ingredientes:

5 ovos
150 gramas de açúcar
225 gramas de farinha para bolos
2 decilitros de azeite
Raspa de um limão
Raspa de duas laranjas
Sumo de uma laranja

Sumo de uma laranja
1 colher (sopa) de açúcar

Fiz assim:
Preparei uma forma de bolo inglês, untando-a com manteiga. Forrei-a, depois com papel vegetal, também untado. Liguei o forno a 180º. No copo da bimby, coloquei os ovos inteiros e bati durante 5 minutos, à velocidade 4, temperatura 37º e, no final do tempo, marquei mais 5 minutos à mesma velocidade, sem temperatura. Programei mais 15 segundos, na velocidade 4 e, fui adicionando o azeite pelo bocal, em fio. Deitei a farinha e marquei 30 segundos, à mesma velocidade. Por fim deitei o sumo e raspa dos frutos e envolvi. Deitei o preparado na forma e levei ao forno, durante cerca de 40 minutos, tendo o cuidado de fazer o teste com o palito, antes de o retirar o bolo. Preparei uma calda de laranja, entretanto, levando ao lume o sumo de laranja com o açúcar. Deixei ferver dois minutos e retirei do lume. Desenformei o bolo e pincelei-o com esta calda.


Este bolo fica tão, mas tão fôfo que é difícil comer só uma fatia. Confesso que não lhe consegui resistir.


Experimentem e tenham uma semana deliciosa!


Beijinhos.




___

2 comentários:

  1. Gosto imenso deste tipo de bolos simples, são sempre tão bons!

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma cor linda o bolo!

    Perfeito!*

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.