sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os assados de peixe e o aroma do limão

Os assados de peixe são frequentemente preparados no forno da nossa cozinha. Da peixaria vêm muitas vezes uns sargos no saco, já com essa finalidade. É um tipo de peixe que nos agrada bastante, pela sua textura e sabor. Gosto de os assar com rodelas de limão porque ficam ainda mais frescos e desenjoativos. Desta vez vieram, também, enfeitados com bacon e salsa. Quando saíram do forno, sobressaía o aroma delicioso do limão. E ficaram aprovados. Foi assim o nosso jantar, num destes dias.

Sargos assados no forno com batatinhas, bacon e limão


Ingredientes:
(para duas pessoas)

2 sargos
6 batatinhas pequenas, descascadas
2 fatias de bacon
1 decilitro de tomate triturado
1 decilitro de azeite
1 decilitro de vinho
1 limão, cortado às rodelas
Sal e pimenta
Salsa

Fiz assim:
Depois do peixe escamado e amanhado, fiz uns golpes fundos para o tempero entrar. Temperei com sal e pimenta e enrolei uma fatia de bacon em volta de cada peixe. Numa assadeira, coloquei uns ramos de salsa e as rodelas de limão. Por cima, dispus o peixe e as batatas. Polvilhei as battas com um pouco de sal. Num tigela misturei o vinho, o azeite e o tomate e deitei a mistura sobre o peixe e as batatas. Levei ao forno quente, durante cerca de  50 minutos. Servi.


Os sargos são um peixe que costumamos preferir às douradas ou aos robalos que, geralmente, são de aquacultura. Na minha opinião, os lombinhos do peixe apresentam uma textura mais consistente, depois de cozinhados.


Beijinhos e bom fim-de-semana para todos.




___

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.