terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sabores do Alentejo ou uma forma deliciosa de aproveitar pão retardado

Tinha cá em casa pedaços e mais pedacinhos de pão, que fomos amontoando durante fim-de-semana, devidamente guardados em saquinhos para não endurecer demasiado, já que não foram para o congelador, na altura própria. Para não os deixar estragar, pensei numa tira de entrecosto comprada recentemente e assim se definiu mais um jantar. As migas de pão ficam muito bem com entrecosto frito e, assim, alia-se a boa comida à economia e faz-se as delícias dos que estão por cá.
O tempo frio que se faz sentir, também diz bem com comida reconfortante e, por isso, esta refeição aconchegante é mais do que oportuna. Fica deliciosa, aquece o corpo e a alma e ainda serve para evitar o desperdício. Aprovadíssimo!
Quem quer provar?

Migas com entrecosto


Ingredientes:
(para duas pessoas)

1 tira de entrecosto com cerca de 900 gramas
Pão duro
2 colheres (sopa) de banha
2 colheres (sopa) de massa de pimentão
2 dentes de alho
Sal e pimenta

Fiz assim:
Primeiro, arranjei o entrecosto, separado os ossos. Temperei-o com massa de pimentão e deixei tomar gosto durante duas horas. Entretanto, parti o pão em pedaços pequenos para uma tigela funda e cobri-o com água quente. Reservei. Numa caçarola funda, levei ao lume a banha para derreter. Fritei os pedaços de entrecosto até estarem bem douradinhos e retirei-os para um prato, mantendo-os quentes. Reservei parte da gordura que ficou e, noutra caçarola, levei-a ao lume, com os alhos picados. Quando os alhos começaram a ferver, escorri o pão e acrescentei-o à caçarola, para preparar as migas. Temperei com sal e pimenta a gosto e deixei cozinhar um pouco, até as migas ligarem e ficarem com um aspecto douradinho. E está pronto. Servi as migas com o entrecosto.


Uma delícia. Este prato fica mesmo mesmo apaladado e é uma combinação excelente para um jantar despretencioso mas que se quer, como sempre, apelativo e saboroso.


Entretanto, mesmo sendo este um blogue dedicado à cozinha, não é só isso que nos preenche os dias e não podia deixar de partilhar convosco dois miminhos deliciosos que a minha mãe fez cá para casa.
Uma mantinha e uma almofada que assentam perfeitamente na nossa sala.


Lindas, não são?



Obrigada, minha mãe, pela paciência que demonstras para as obras de arte feita à mão (cada vez que te apareço à frente com mais uma ideia brilhante para TU executares) e pelo carinho com que as elaboras, ponto a ponto, novelo a novelo, até ao final, sempre amoroso e sincero, com que as presenteias.


Tenham um dia delicioso.
Beijinhos.




___

7 comentários:

  1. Uma refeição bem a meu gosto, adoro migas!

    ResponderEliminar
  2. Que saboroso amiga, e muitas coisas bonitas!!
    bjsss e bom dia

    ResponderEliminar
  3. Já vi que é uma menina prendada, tanto na cozinha como nas artes manuais!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Uma comidinha que me agradou, já almoçava
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que refeição deliciosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que brilhante e tentadora está esse entrecosto e as migas, adorei.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
  7. Uma refeição bem reconfortante, adoro!!!
    Belos presentinhos, parabéns à Mamã!!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.