terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sabores do Alentejo ou uma forma deliciosa de aproveitar pão retardado

Tinha cá em casa pedaços e mais pedacinhos de pão, que fomos amontoando durante fim-de-semana, devidamente guardados em saquinhos para não endurecer demasiado, já que não foram para o congelador, na altura própria. Para não os deixar estragar, pensei numa tira de entrecosto comprada recentemente e assim se definiu mais um jantar. As migas de pão ficam muito bem com entrecosto frito e, assim, alia-se a boa comida à economia e faz-se as delícias dos que estão por cá.
O tempo frio que se faz sentir, também diz bem com comida reconfortante e, por isso, esta refeição aconchegante é mais do que oportuna. Fica deliciosa, aquece o corpo e a alma e ainda serve para evitar o desperdício. Aprovadíssimo!
Quem quer provar?

Migas com entrecosto


Ingredientes:
(para duas pessoas)

1 tira de entrecosto com cerca de 900 gramas
Pão duro
2 colheres (sopa) de banha
2 colheres (sopa) de massa de pimentão
2 dentes de alho
Sal e pimenta

Fiz assim:
Primeiro, arranjei o entrecosto, separado os ossos. Temperei-o com massa de pimentão e deixei tomar gosto durante duas horas. Entretanto, parti o pão em pedaços pequenos para uma tigela funda e cobri-o com água quente. Reservei. Numa caçarola funda, levei ao lume a banha para derreter. Fritei os pedaços de entrecosto até estarem bem douradinhos e retirei-os para um prato, mantendo-os quentes. Reservei parte da gordura que ficou e, noutra caçarola, levei-a ao lume, com os alhos picados. Quando os alhos começaram a ferver, escorri o pão e acrescentei-o à caçarola, para preparar as migas. Temperei com sal e pimenta a gosto e deixei cozinhar um pouco, até as migas ligarem e ficarem com um aspecto douradinho. E está pronto. Servi as migas com o entrecosto.


Uma delícia. Este prato fica mesmo mesmo apaladado e é uma combinação excelente para um jantar despretencioso mas que se quer, como sempre, apelativo e saboroso.


Entretanto, mesmo sendo este um blogue dedicado à cozinha, não é só isso que nos preenche os dias e não podia deixar de partilhar convosco dois miminhos deliciosos que a minha mãe fez cá para casa.
Uma mantinha e uma almofada que assentam perfeitamente na nossa sala.


Lindas, não são?



Obrigada, minha mãe, pela paciência que demonstras para as obras de arte feita à mão (cada vez que te apareço à frente com mais uma ideia brilhante para TU executares) e pelo carinho com que as elaboras, ponto a ponto, novelo a novelo, até ao final, sempre amoroso e sincero, com que as presenteias.


Tenham um dia delicioso.
Beijinhos.




___

7 comentários:

  1. Uma refeição bem a meu gosto, adoro migas!

    ResponderEliminar
  2. Que saboroso amiga, e muitas coisas bonitas!!
    bjsss e bom dia

    ResponderEliminar
  3. Já vi que é uma menina prendada, tanto na cozinha como nas artes manuais!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Uma comidinha que me agradou, já almoçava
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que brilhante e tentadora está esse entrecosto e as migas, adorei.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
  6. Uma refeição bem reconfortante, adoro!!!
    Belos presentinhos, parabéns à Mamã!!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.