terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mexilhões coloridos ou uma salada para receber o Outono e a reciclagem de um pequeno escadote

Os dias de Outono já chegaram mas nós trocámos-lhe as voltas e fizemos uma salada colorida com mexilhões. Porque apesar do Outono ter chegado com chuva, vento e trovoada, a temperatura ainda está amena e continuam a apetecer-me estes petiscos frescos. Numa tarde nublada de Domingo, o segundo dia de Outono, regalámo-nos com esta salada. E o certo é que nos agradou bastante. O sabor delicioso do marisco ajudou-nos a fazer a despedida ao Verão, de uma forma colorida e bastante apetitosa.

Salada de mexilhões com pimentos em molho vilão


Ingredientes:

500 gramas de mexilhões de meia concha (usei congelados)
1 dente de alho, picado
1 cebola, picada
1/2 pimento vermelho, picado
1/2 pimento verde, picado
Sal e pimenta
1 piri piri
Azeite e vinagre de vinho branco, a gosto

Fiz assim:
Passei os mexilhões por água e escorri-os. Levei uma caçarola ao lume e coloquei dentro os mexilhões. Salpiquei-os com um pouco de água. Temperei com sal, pimenta e piri piri. Tapei e deixei os mexilhões cozinharem ao vapor. Retirei os mexilhões do lume e transferi-os para um prato. Reservei. Entretanto preparei o molho, juntando os pimentos, a cebola e o alho, tudo bem picadinho, numa tigela. Temperei com sal e pimenta e coloquei bastante vinagre e azeite, de forma a fazer molho. Cobri cada um dos mexilhões com este preparado e levei ao frigorífico até estar bem fresco. Servi com pão pita e algumas tostas.


E fica uma delícia o pão com este molhinho J



E entre a pouca vontade de sair de casa e alguma preguiça pelo meio, eu e o Rui terminámos a reciclagem de um escadote que já nos acompanhava há uma semana. Finalmete desmontámos o estaminé, que teimava em ocupar-nos um quarto, e demos por concluída a obra. Pintámos a estrutura do escadote de um tom de rosa muito bonito e os degraus foram revestidos com um tecido plastificado. A fonte de inspiração chegou em forma de revista, na útima edição da Nova Gente Soluções. Assim que vi a imagem, pensei logo em executá-la. O escadote já estava cá em casa, tinha sido comprado na Ikea, há mais de um ano e, por isso teve de ser lixado e preparado para a nova imagem; o primário, próprio para tratamento de madeiras e o esmalte acetinado para decoração de interiores que utilizámos, vieram da Dyrup; e o tecido impermeabilizado é da loja At Home Hobby, no Saldanha.
Aqui está ele, já pintado, antes do processo de colagem do tecido...


... E aqui já com o tecido, depois da secagem. Ficou lindo, não acham?


Fica bem na varanda, ao pé dos nossos antúrios, que estão repletos de flores lindas lindas J


Beijinhos para todos.




___

2 comentários:

  1. Esses mexilhões ficaram magníficos.
    Adorei a reciclagem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de prato!! A escada ficou lindinha!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.