sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Porco preto em forma de secretos

Dou sempre preferência, nas minhas escolhas culinárias, ao consumo de carnes de animais que foram criados ao ar livre e, por isso, o porco preto é presença habitual na nossa mesa. Os secretos de porco preto, muito apreciados cá em casa, são, na maioria das vezes, grelhados com umas pedrinhas de sal, privilegiando a simplicidade da cozedura e preservando o sabor desta carne, que considero delicioso. Grelhado na brasa, excede todas as expectativas. Mas, como não temos possibilidade de acender fogareiros cá em casa, essas aventuras ficam reservadas para as nossas visitas à terrinha dos papás, onde desestabilizamos tudo e todos para podermos usufruir de tais regalias. Por cá, temos de nos restringir ao forno e ao fogão e, por isso, resolvi testar uma nova versão e assar os secretos no forno. Umas batatinhas fizeram-lhes companhia e pronto... toca a ir para a mesa!

Secretos de porco preto assados no forno com batatas


Ingredientes (para duas pessoas):

400 gramas de secretos de porco preto
3 batatas médias, cortadas em quartos
1 decilitro de vinho branco
1  decilitro de tomate triturado
1 haste de tomilho fresco
1 haste de alecrim fresco
1 cebola média, cortada em meias luas
Sal e pimenta

Fiz assim:
Temperei os secretos de sal, pimenta e vinho branco e deixei marinar de um dia para o outro. Numa assadeira, coloquei a cebola, as ervas aromáticas e o tomate. Por cima, dispus a carne e as batatas. Reguei tudo com a marinada da carne e temperei as batatas com umas pedrinhas de sal. Levei ao forno quente, durante cerca de 50 minutos.


Ficou uma carne suculenta e com um sabor delicioso. É de ressaltar, claro, que esta carne tem bastante gordura que, ao derreter durante o processo de cozedura, contribui para o tempero do prato, não sendo necessário utilizar azeite ou margarina.


Beijinhos e um bom fim-de-semana.




___

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.