segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O sabor perfumado das especiarias

Não há coisa melhor que entrar na cozinha e sentir o aroma de um bolo a cozer. E quando o bolo exala o perfume das especiarias, é como se o céu descesse à Terra e se materializasse numa iguaria quase a sair do forno. J
Este Domingo foi assim, cá em casa. Um crumble de marmelos, generosamente salpicado com gengibre e canela, soube-nos a manjar dos deuses e serviu de sobremesa para uma refeição que, como em todos os Domingos, se pretende que seja diferente.

Crumble de marmelos


Ingredientes:

2 marmelos
Sumo de 1 limão
2 colheres (sopa) de acúcar
2 colheres (sobremesa) de canela
1 colher (chá) de gengibre moído
200 gramas de farinha de trigo sem fermento
180 gramas de manteiga, fria e cortada em cubos
100 gramas de açúcar

Fiz assim:
Polvilhei uma assadeira com 1 colher (sopa) de açúcar. Liguei o forno a 200ºC. Descasquei os marmelos e retirei-lhes o caroço. Cortei-os em gomos finos, que dispus na assadeira. Reguei com o sumo do limão. Polvilhei com a outra colher de açúcar, com a canela e o gengibre. Preparei a massa, misturando a farinha com o açúcar. Acrescentei a manteiga e misturei com as potas dos dedos até obter uma farofa. Distribuí por cima dos marmelos e levei ao forno, durante cerca de 40 minutos ou até estar douradinho (e o recheio começar a emergir à superfície do bolo, criando um efeito semelhante a pequenas erupções de... caramelo). Servi ainda morno, com gelado de baunilha.


Há coisas que nos sabem sempre bem, acompanhadas por risadas e momentos de partilha que tornam deliciosos os nossos dias.



A acidez característica do marmelo contrasta maravilhosamente com o bolo crocante. A canela e o gengibre dão a esta sobremesa um sabor muito apelativo e o gelado de baunilha ajuda a realçar a particularidade da conjugação. Experimentem porque é uma verdadeira tentação.


E tenham uma semana deliciosa. Beijinhos.




___

3 comentários:

  1. Que delícia Regina!!! Com esta bola de sorvete então, hummmm, ficou bom demais!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  2. Esta mesmo com um aspecto delicioso e com a bola de gelado fica perfeito.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.