segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Porque um Domingo vem sempre com sobremesa

Cá em casa, o Domingo é o dia do que nos apetece. É o dia em que as horas passam mais devagar e todos os momentos contam histórias sem correrias nem stress. É dia de ser despertada pela luminosidade de uma manhã soalheira em vez do som estridente do despertador. É dia de passear pela casa como se todo o tempo fosse nosso e de tomar o pequeno-almoço na varanda, com os pássaros a sorrirem em cânticos harmoniosos, à nossa frente. E ficar ali uma eternidade...
Domingo também é almoçar tarde e saborear a comida com tempo, depois de ter sido feita com calma e dedicação.
E Domingo que é Domingo é dia de sobremesa. Porque os dias têm de ser devidamente saboreados de acordo com a importância que lhes damos e tendo em conta o tempo que eles nos dão.
E, como Domingo que passou não foi excepção, aqui deixo a minha versão de tiramissu (porque a ideia de comer claras cruas não me fascina particularmente).

Delícia de palitos de la reine (ou uma espécie de tiramissu)


Ingredientes:

200 gramas de palitos de la reine
500 gramas de mascarpone
5 ovos
1 cálice de vinho do Porto
20 gramas de açúcar
20 gramas de iaçúcar em pó
1 vagem de baunilha
2 saquetas de cuajada
Café forte, qb

Fiz assim:
No copo da bimby, deitei os ovos e bati 5 minutos, velocidade 4, temperatura 37º e depois mais 5 minutos, à mesma velocidade, mas sem temperatura. Depois juntei o açúcar e bati mais uns segundos. Retirei para um tacho e levei ao lume, mexendo sempreaté engrossar ligeiramente. Deixei arrefecer. Entretanto, coloquei o mascarpone no copo da bimby, com as sementes da vagem de baunilha e bati 1 minuto à velocidade 4. Acresentei o vinho do Porto e o açúcar em pó e programei mais 15 segundos, na mesma velocidade. Juntei a mistura dos ovos ao queijo, acrescentei a cuajada e programei 15 segundos na velocidade 4. Preparei o café e mergulhei nele os palitos de la reine, um a um e fui-os colocando num tabuleiro fundo. Deitei uma parte do creme, por forma a cobri-los. Fiz mais uma camada de palitos e outra de creme e, sucessivamente, até esgotar o creme. Levei ao frigorífico até prender. Servi, polvilhado com cacau em pó.


Porque os dias não são todos iguais, há delícias que guardamos para os momentos que queremos tornar especiais.


Uma boa semana para todos.



___

3 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.