quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bom Ano!

Bom ano! Bom ano! É cumprimento que vou ouvindo e repetindo nestes dias, logo a seguir aos tradicionais bom dia ou boa tarde. Chegou 2013 e com ele chegam os desejos sinceros para o novo ano. Saúde, trabalho, amor, paz... tudo o que desejamos para nós mesmos e queremos partilhar com os que nos são queridos. Por todo o lado nos vão bombardeando com a ideia que 2013 vai ser um ano muito mau, quase terrível e, por isso, resta-nos arregaçar as mangas para tentar contrariar as estatísticas. E fazer por alterar as espectativas.
Nestes últimos dias, temos vivido numa festa constante. Primeiro o Natal, logo seguido das festividades de Ano Novo. Estas circusntâncias têm servido de anestesia face aos indicadores do que nos aguarda. Nós, particularmente, temos andado numa dança constante em frente das mesas recheadas de coisas deliciosas e que desestabilizaram significativamente os nossoa hábitos alimentares. Os fritos, os doces... tão ávidamente consumidos ficam agora para trás, nas nossas memórias. Chegou a hora de voltar ao quotidiano, de regressar ás refeições habituais, o que não significa que tenham de ser monótonas. Os dias voltaram à normalidade e nós também.
E nada como um guisado deliciosamente saudável para fazer esquecer os excessos dos dias de festa.

Massa guisada com entrecosto e feijão encarnado

Ingredientes (para duas pessoas):

200 gramas de massa penne
100 gramas de feijão encarnado, cozido
400 gramas de entrecosto, cortado em pedaços
50 gramas de chouriço de carne, cortado às rodelas
50 gramas de bacon, cortado em tiras finas
2 colheres (sopa) de tomate triturado
1 cebola pequena, picada
1 decilitro de vinho branco
1 fio de azeite
Sal e pimenta

Fiz assim:
Levei um tacho ao lume com a cebola e um fio de azeite, até refogar um pouco. Acrescentei o chouriço e o bacon e deixei fritar um pouco. Adicionei o entrecosto e temperei com sal e pimenta. Tapei o tacho para a carne alourar, mexendo de vez em quando. Juntei o vinho e o tomate. Acrescentei água suficiente para a massa e o feijão. Deixei cozinhar a carne durante cerca de 20 minutos com o tacho tapado e, depois, adicionei a massa. Tapei novamente para cozer a massa até estar quase pronta e, finalmente, juntei o feijão. Quando terminou a cozedura, rectifiquei os temperos e servi.


Uma sugestão deliciosa para os dias frios de início do ano.





Dizem-me que para este ano não se augura nada de bom. Sejamos nós a fazer com que ele seja diferente do que se espera. Bom Ano! Bem-vindos a 2013! Com um brinde à esperança! E uma garfada de alento... para que este ano seja o melhor que dele fizermos.

1 comentário:

  1. Olá :)
    Gostei imenso do seu blog. E massa guisada com entrecosto está mesmo apetitosa.
    Beijinhos e Bom Ano

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.