quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Frittata ou Pão-por-Deus em forma de batatas doces

Já é um hábito adquirido cá em casa, visitarmos o mercado ao Domingo, para trazermos os sacos cheios das frutas e legumes necessários, para consumirmos durante a semana. Além de serem bastante mais baratos e saborosos que os do supermercado, também me agrada imenso o próprio contacto que se estabelece com os vendedores que, semana após semana, já nos conhecem bem e, por isso, tentam sempre vender-nos o que de melhor têm para oferecer. Esta proximidade é, obviamente e em todos os aspectos, muito diferente da forma impessoal com que somos atendidos nas grandes superfícies.
Um excelente exemplo disso é, sem dúvida, a D. Albertina, uma senhora muito simpática e jovial, cuja banca visitamos todas as semanas, para enchermos os nossos cestos de fruta de produção biológica da própria e que, convenhamos, sabe mesmo mesmo a fruta. A D. Albertina tem uma presença muito viva e enérgica e trata-nos como verdadeiros amigos, mimando-nos e obrigando-nos a voltar na semana seguinte. Ora são as pêras que já não aguentam e que nos oferece em surdina, ora são as maçãs que ainda podem ser cozidas e não vale a pena ficarem nas caixas porque já não as vai vender...
Esta semana foram as batatas doces, oferecidas com toda a sua simpatia de mulher desenrascada e bondosa, sempre com um sorriso largo, sempre com as mãos abertas para dar:
"- As batatas doces ofereço eu, meus amiguinhos, que é o meu Pão-por-Deus... e muita saúde e sorte para vocês.", e nós agradecemos, num misto entre o prazeroso e o envergonhado, enquanto ela coloca as batatas, sorrateiramente, no saco. E ainda atalha: "E qualquer coisa que precisem, já sabem, venham cá ter comigo".
E, por tudo isto, não podia deixar de preparar algo especial com as batatas doces, tão generosamente oferecidas pelas mãos calejadas da D. Albertina, fruto dos muitos anos de árduo trabalho na terra.
Bem-haja!

Encontrei a receita que serviu de inspiração para esta frittata na última edição da revista Olive. E o resultado final só podia ser excelente. Uma óptima forma de utilizar este delicioso presente.

Frittata de batata doce com ervilhas e queijo feta


Ingredientes:

4 ovos batidos
50 gramas de ervilhas, descongeladas
2 batatas doces de tamanho médio, descascadas e cortadas em cubos
100 gramas de queijo feta, esfarelado
1 cebola roxa, picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de sal

Fiz assim:
Aqueci o azeite numa frigideira anti-aderente (e própria para utilizar no forno) e acrescentei as batatas doces. Tapei a frigideira e deixei cozinhar durante 8 a 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem tenrinhas. Juntei a cebola, envolvi bem e deixei cozinhar mais 2 minutos. Adicionei as ervilhas e misturei todos os ingredientes. Liguei o grelhador do forno no máximo. Deitei os ovos, temperados com uma pitada de sal, na frigideira, abanando-a para os distribuir bem por toda a superfície. Polvilhei com o queijo feta. Cozinhei por mais 8 minutos, sacudindo regularmente a sertã. Levei ao forno alguns minutos, até completar a cozedura e servi, com molho chilli.


Macia e deliciosamente aveludada, esta frittata soube-nos a generosidade e a partilha, receitas que têm caído em desuso. E sabe tão bem prová-las de vez em quando...






Fonte: Receita ligeiramente adaptada daqui.

5 comentários:

  1. huummmm...que maravilha!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pelo aspecto tem que estar mesmo uma maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Que delicia ,já almoçava...gostei .
    bjs

    ResponderEliminar
  4. adorei o que vi. vou levar a receita. ok?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Leva à vontade, Ricardo, afinal é mesmo essa a ideia :)
    Eu já estou a pensar em fazer algumas alterações, nomeadamente com cogumelos.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.