quarta-feira, 1 de maio de 2013

Panquecas doces combinam com o pequeno-almoço tardio de um dia feriado

Há os que lhe chamam brunch, eu prefiro dizer que gosto de tomar o pequeno-almoço mais tarde, nos dias que o calendário nos oferece como feriados. Sem preocupações e horários, os pés saltam da cama quando o Sol, ainda que um pouco amedrontado, já vai no alto e a cozinha esconde um mundo de delícias, que estão a apenas alguns minutos de distância. E é pôr mãos à obra. Desta vez comemos panquecas com coulis de morango. Uma daquelas delícias que só os dias de descontracção nos podem oferecer. E assim abrimos oficialmente o mês de Maio, cá em casa, deliciosamente sentados à mesa, depois de uma noite de sono reparador.

Panquecas doces de buttermilk com coulis de morangos


Ingredientes:
(para seis ou sete panquecas)

1 e 1/4 chávenas de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (tipo royal)
1 e 1/4 chávenas de buttermilk
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar demerara, aromatizado com baunilha e tonka
1/2 colher (chá) de sal

Fiz assim:
Numa tigela misturei a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Noutra tigela juntei as gemas com o buttermilk e bati bem. Juntei esta mistura à farinha e envolvi tudo muito bem. Bati as claras em castelo e envolvi delicadamente na mistura anterior. Levei uma frigideira anti-aderente ao lume e borrifei ligeiramente com óleo em spray. Deixei aquecer bem e deitei uma concha de preparado. Para espalhar bem, inclinei a frigideira até a massa ocupar todo o fundo do recipiente. Quando começou a formar bolhas, virei e deixei cozinhar do outro lado. Retirei para um prato e repeti o processo, até acabar a massa. Servi com o coulis de morango.


Nota: Para o coulis de morangos basta levar ao lume 250 gramas de morangos, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de sumo de limão. Deixar ferver até os morangos se desfazerem. Se desejarem podem passar o coulis com a varinha mágica e depois coá-lo. Se pretenderem um molho mais espesso, podem juntar 1/2 folha de gelatina hidratada.


Estas panquecas são mesmo muito boas. Ficam fofinhas e frescas durante todo o dia, por isso ainda ficaram algumas para fazerem parte do nosso jantar.


Desejo a todos um dia verdadeiramente delicioso e florido, como o mês de Maio merece.


Beijinhos e aproveitem bem o feriado. J




___

4 comentários:

  1. Deve ter sido um belo pequeno almoço:)
    Estão com um aspeto delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, foi o lanche cá em casa! :D
    Lindas, as tuas panquecas, hei-de experimentar estas com buttermilk!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.