sexta-feira, 17 de maio de 2013

A minha experiência com a quinoa

Este tempo é de loucos: voltou a chuva e isto deixa qualquer um com a neura. Bem, pelo menos a mim deixa! J
E dá-me vontade de experimentar ingredientes novos na cozinha, para estar entretida com outras coisas e não pensar em sol e calor.
Depois de muito ter visto e lido sobre a quinoa, decidi-me a experimentar. Comprei, no supermercado, um pacote de mistura de quinoas para fazer um prato simples, à base destes grãos tão especiais, de forma a permitir perceber se me agradavam tanto nível da textura como do próprio sabor. Para iniciar a experiência, resolvi cozer primeiro a quinoa, conforme as instruções indicadas no próprio pacote. Para a próxima, penso que já será possível preparar a quinoa no próprio refogado, mas para já limitei-me a ser mais prática e menos aventureira. Pensei, também, que se a quantidade obtida, no final do processo de cozedura, fosse maior do que a necessária, podia sempre reservar uma parte para ser utilizada, posteriormente, numa salada ou outra refeição, que já ando a magicar.
O resultado foi uma comida bastante reconfortante. A quinoa tem uma textura leve e muito agradável e o seu sabor cativou-me de imediato. É bastante saciante mas sem se tornar enjoativa; é uma alternativa bastante agradável ao arroz e à massa. Fiquei fã, sem dúvida. E é tão engraçada a forma como os pequenos grãos se unem no prato, criando moléculas gigantescas de quinoa. J

Estufado de quinoas com ervilhas e bacon


Ingredientes:
(para duas pessoas)

80 gramas de quinoa (eu utilizei uma mistura de quinoas branca, preta e vermelha)
100 gramas de bacon, cortado em tiras finas
1 caneca de ervilhas, congeladas
1 cebola pequena, picada
1 fio de azeite
1/2 caldo de carne
Sal e pimenta

Fiz assim:
Comecei por cozinhar a quinoa, de acordo com as instruções da embalagem. Reservei. Num tacho, levei ao lume o azeite com a cebola e deixei fritar um pouco. Acrescentei o bacon. as ervilhas e o caldo de carne e deixei cozinhar. Por fim, juntei a quinoa e envolvi bem. Baixei o lume e deixei cozinhar mais um pouco, apenas para misturar os sabores, e temperei com sal e pimenta. Servi.


Gostei muito desta experiência. A quinoa revelou-se deliciosa nesta mistura bastante simples mas muito rica em sabor.


Tenham um fim-de-semana delicioso.






___

7 comentários:

  1. Nunca experimentei! Mas parece-me ser bom!
    Fiquei curiosa!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    P.s: desafio a decorrer no blogue. Participe!
    Deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua sugestão!
    Tenho um resto de quinoa lá em casa para cozinhar, apenas eu aprecio, por isso faço muito raramente.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que experimentar quinoa! Ficou com muito bom aspecto a tua :)
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei, mas ando curiosa e gostei da tua sugestão

    ResponderEliminar
  5. Cá eu casa sou só eu a gostar de quinoa, bulgur e cuscus... por isso, não aparecem muito à nossa mesa! Ficou lindo esse tachinho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca utilizei mas tenho curiosidade :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Gosto muito de quinoa e gostei muito desta tua utilização!

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.