sexta-feira, 24 de maio de 2013

As refeições que saiem do forno a fumegar

As refeições feitas no forno continuam a ser muito apreciadas cá por casa. As quiches, ou tartes salgadas, apesar de feitas no forno e já estar a ficar (finalmente!) mais calor, têm sempre a vantagem de se poder deixar arrefecer mais um pouco ou comer mesmo já frias, no dia seguinte, que mantêm o seu sabor fresco e agradável. Este é daqueles pratos que serve para utilizar as sobras que existem no frigorífico, como era o caso do fiambre de perú que sobrou de uma outra refeição recente. E, por isso aqui surge ela, a quiche, com o seu aspecto sempre majestoso, a cumprir o seu papel de nos salvar do desperdício alimentar.

Quiche de peito de peru, cogumelos e espargos


Ingredientes:
(para três a quatro pessoas)

1 placa de massa folhada
200 gramas de fiambre de perú, cortado em cubos
100 gramas de cogumelos, laminados
150 gramas de espargos (usei apenas as pontas)
1 cebola pequena, picada
1 fio de azeite
200 gramas de crème fraiche
3 ovos
Órégãos
Sal e pimenta

Fiz assim:
Liguei o forno a 200º e forrei uma forma redonda com papel vegetal. Coloquei a massa estendida, por cimaLevei uma caçarola ao lume com o azeite e a cebola. Acrescentei o perú e os espargos e deixei fritar um pouco. Por fim juntei os cogumelos para tomarem o gosto do refogado e desliguei o lume. Deitei este preparado sobre a massa. Bati os ovos e juntei-lhes a crème fraiche. Temperei com sal e pimenta e verti sobre os restantes ingredientes. Polvilhei com orégãos e levei ao forno, durante cerca de meia hora. Retirei do forno para arrefecer um pouco, antes de servir, com uma salada de tomate.


O sabor que mais sobressai desta quiche é, sem dúvida, o adocicado dos espargos, que a marcam definitivamente. Gostei bastante do resultado final.


Ficou tão amarelinha, não acham? É dos ovinhos caseiros, que a minha querida mãe nos trouxe, lá da terrinha. J


Tenham um excelente fim-de-semana.
Beijinhos.




___

5 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.