terça-feira, 21 de maio de 2013

A cozinha tradicional também se come aqui

As favas não são propriamente uma paixão na minha vida. Aprendi a gostar delas aos poucos, mas uma refeição de favas chega-me para o ano inteiro. Mas não passo sem elas, porque quando as vejo no mercado começo logo a imaginá-las no prato para saciar uma vontade que não consigo evitar. E assim estas vieram cá para casa e foram descascadas pacientemente, antes de irem para o tacho. Com entrecosto, chouriço, morcela e tudo o que manda a tradição. No final ficaram assim. Mas o aroma, que infelizmente não consigo transmitir-vos através das fotografias, estava tão, mas tão apelativo que depressa nos fez sentar à mesa e, como que por magia, foi vê-las desaparecer. Num delicioso instante...

Favas guisadas à portuguesa


Ingredientes:
(para duas pessoas)

1 kg de favas
400 gramas de entrecosto
1 tira de toucinho entremeado
1/2 chouriço de carne
1/2 morcela
1 molhinho de coentros, atados com fio de cozinha
1 colher (sopa) de banha
1 cebola pequena, picada
1 decilitro de vinho branco
1 colher (sopa) de polpa de tomate

Fiz assim:
Comecei por descascar as favas, vindas do mercado de fim-de-semana, que tanto gosto de visitar. Num tacho, levei ao lume a cebola com a banha para alourar ligeiramente. Acrescentei o toucinho e o entrecosto e deixei fritar, de ambos os lados, ate dourar um pouco. Juntei o vinho e o tomate e tapei o tacho  para cozinhar um pouco. Adicionei o chouriço, a morcela e um pouco de água quente e deixei cozinhar até a carne estar tenra. Retirei os enchidos e acrescentei as favas e os coentros (atados). Acrescentei mais um pouco de água e deixei cozinhar, cerca de 15 minutos até as favas estarem macias. Cortei a morcela e o chouriço às rodelas. Rejeitei os coentros e adicionei os enchidos. Envolvi bem e retirei do lume. Servi.


Nota: Não achei necessário utilizar sal nesta receita porque os enchidos eram bastante apaladados e o seu sabor foi suficiente para temperar o prato. Mas isso fica ao critério de cada um, obviamente.


E confesso que esta foi a primeira vez que cozinhei favas. Acho que não saíram mal mas para a próxima vez tenho de considerar a hipótese de colocar mais favas na receita.Ou então menos carne... porque as favas pareceram-me poucas no conjunto. J
Desejo-vos um dia delicioso.




___

6 comentários:

  1. Também sou como tu, como, mas não morro de amores, como diz o ditado. Mas acho que aos poucos estou a aprender a gostar mais. Adoro assim com enchidos, não fosse eu fã deles :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro as favas assim...
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não gosto de favas, mas ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito de favas, mas esses enchidos tiram-me do sério! adoro :)

    ResponderEliminar
  5. Não aprecio favas mas os restantes ingredientes agradam-me.
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.