segunda-feira, 18 de março de 2013

As férias e uns rissóis para o almoço

Estivemos uma semana de férias. Os dias, obviamente, passaram a correr, com tantas coisas que tínhamos programado para fazer. Passámos pelo Porto, onde visitámos o meu irmão, a minha cunhada e a minha sobrinha, que está um amor. Ainda houve um tempinho para passear a pé pela cidade invicta, junto ao Rio Douro, da Foz até à Ribeira e rever, também, algumas ruas conhecidas da zona histórica. E para apreciar algumas iguarias tradicionais daquela região. Não deixámos de saborear a tão deliciosa francesinha e as características tripas à moda do Porto.


O tempo ajudou-nos. Apesar de ter feito algum frio e o vento soprar com intensidade, a chuva não nos pregou nenhuma partida e, felizmente, permitiu-nos passeios deliciosos. Quando regressámos à capital, ainda foi a tempo de organizarmos uma festa cá em casa, com a família, para comemorar dois aniversários, celebrados durante a semana. No dia 9, Sábado, já tínhamos ido visitar o Mercado gourmet do Campo Pequeno, conhecer mais alguns sabores nacionais e pequenos produtores, que de outro modo não têm forma de dar a conhecer os seus produtos deliciosos. E fomos, também, ao Mercadito da Carlota, que se realizou ontem, no Hotel Ritz. Viemos com as mãos cheias de ambos os eventos e eu, deliciada, com tantas coisas maravilhosas que encontrámos. De regresso aos dias normais, já com 38 primaveras completas e com a chuva, que teima em não nos querer deixar, tive tempo para fritar uns rissóis de camarão, que fiz durante as férias. Esta versão é muito apreciada cá em casa e, por isso, deixo-vos aqui a receita.

Rissóis de camarão


Ingredientes:

Para a massa
1 chávena de farinha (bem cheia)
1 chávena de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 casca de limão
1 pitada de sal

Para o recheio
1 chávena de molho béchamel *
Sumo de limão
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de noz moscada moída
1 cebola picada
2 gemas
Piri piri (facultativo)
Camarão (miolo)
Sal e pimenta

Para panar
2 claras
2 ovos
Pão ralado

Fiz assim:
Primeiro preparei o recheio. Levei ao lume o béchamel até ferver. Retirei do lume e juntei as gemas, uma de cada vez, mexendo entre cada adicção. Levei novamente ao lume para cozer as gemas e acrescentei os restantes ingredientes. Deixei ferver para apurar os sabores e retirei do lume. Reservei para arrefecer.
A massa: Levei um tacho ao lume com a água, a casca de limão, o sal e a manteiga. Deixei ferver e acrescentei, de uma só vez, a farinha. Mexi bem, com uma colher de pau, sobre o lume, até a massa despegar do tacho e estar bem cozida. Rejeitei a casca do limão. Retirei para a bancada e amassei mais um pouco com as mãos. Depois de fria, tendi pedaços de massa, com um rolo, até estar fininha. Com uma colher de chá, dispus o recheio, Sobrepus com a massa e cortei em forma de rissóis, com a ajuda de um copo. No final, bati os ovos com as claras e passei os risóis, primeiro pelo ovo e, depois, por pão ralado. Levei a fritar, em óleo quente. Servi com salada.


Esta é daquelas receitas que pode ser feita em maior quantidade e depois congelar, para quando apetece.


Um beijinho e uma excelente semana.




*Nota: Faço o béchamel com partes iguais de leite e caldo obtido da cozedura das cascas do camarão.
Cozo os camarões e descasco-os. Com as cascas preparo um caldo, fervendo-as em água, durante alguns minutos. Com uma colher de pau piso as cascas e passo o caldo por um passador de rede fino.

9 comentários:

  1. Que belos rissóis :) Adoro
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de rissóis, fantásticos e tão bem recheados!

    ResponderEliminar
  3. Isso é que foram umas férias...
    Os rissois ficaram excelentes.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muito bonitos! :-) A minha única tentativa de fazer rissóis saiu gorada porque fiz a massa com farinha integral e não funcionou muito bem! Tenho que voltar a experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Que rissóis lindos, sou tua seguidora, vê também as minhas receitas e rissóis no meu blog http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia :)
      Muito obrigada pela tua simpatia.
      Também já te sigo há algum tempo e sou visita asídua pelo teu blogue.
      Tem uma boa semana :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. A Inês disse que queria comer um rissol e perguntou-me quem os fez, eu disse que foi a tia Regina e ela disse pede-lhe um para mim mãe.
    Ri-me tanto como se os rissois estivessem mesmo aqui ao lado.
    Realmente dá mesmo vontade de lhes dar uma dentada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão linda a minha sobrinha :)
      Temos de lhos fazer na Páscoa.
      Beijinhos às duas.

      Eliminar
  7. Gostei muito do recheio desses rissois,
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.