segunda-feira, 4 de março de 2013

Porque o polvo não se come só em arroz

Agora que o frio deu lugar à chuva e ao vento ainda apetece menos sair de casa pela manhã. Mala, saco, guarda-chuva, gabardine e parece que saio de casa com um verdadeiro arsenal de tralhas. Depois, andar nos transportes públicos, com um calor insuportável e apinhados de gente, é demais para qualquer um e, obviamente, nada é pior que isto para início de semana. As Segundas-feiras são assim, nestes dias parece que exponenciamos as dificuldades, depois da pausa proporcionada pelo fim-de-semana. Mas não há nada que a rotina não cure. Amanhã já tudo me parecerá melhor e menos dramático.
E depois, há coisas que ainda se estendem para além do fim-de-semana. Como a lembrança de uns saborosos fritos de polvo, que fiz para o almoço de Sábado e cujas sobras ainda vão servir para petiscarmos logo à noite.

Fritos de polvo


Ingredientes:

1 polvo com cerca de 1,5 Kg
1 cebola
1 batata
1 folha de louro

3 ovos, batidos
1 cebola, picada
Salsa picada
Sal e pimenta
Farinha de trigo
Óleo para fritar

Fiz assim:
Cozi o polvo num tacho de água, com a batata, a cebola e a folha de louro, durante cerca de 40 minutos ou até estar tenrinho. Retirei o polvo do tacho e cortei-o em pedaços. A cabeça e as partes mais finas dos tentáculos guardei para um arroz de polvo, utilizei apenas as partes mais grossas. Levei uma frigideira com óleo ao lume. Bati os ovos com o sal e a pimenta. Juntei a cebola e a salsa e envolvi. Passei o polvo por farinha e depois pelo ovo e levei a fritar, até estarem douradinhos de ambos os lados. Retirei e escorri sobre papel absorvente. Servi com arroz de cenoura.


Ficou muito bem. Experimentem!


E tenham uma semana deliciosa.




___

6 comentários:

  1. Como é que tu te vais esquecer destes fritos maravilhosas, são óptimos......gostei,bjs

    ResponderEliminar
  2. :D

    Adorei...Eu como polvo de todas as maneiras! :D

    ResponderEliminar
  3. Assim nunca comi .
    gostei muito da ideia devem ficar uma maravilha,
    bjs

    ResponderEliminar
  4. ADoro polvo e assim fica tão bom.
    boa semana
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.