quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os dias que pedem refeições quentes

Na última visita que fizeram aos Cunqueiros, os meus pais trouxeram-nos, além de uvas com fartura, enchidos e maranhos. Os maranhos são uma especialidade tradicional da Beira Baixa e consistem em pequenos sacos de bucho de cabra, recheados com carne de cabra, arroz e bastante hortelã, o que lhes dá um sabor muito aromático e peculiar, quanto a mim delicioso. A minha avó paterna fazia-os em casa mas, infelizmente, essa tradição foi-se perdendo. Hoje em dia, compramo-los já preparados e congelados. Depois é só levar a cozer em água, durante cerca de 1 hora. Ficam muito bons e acompanham, deliciosamente, os cozidos que fazem lá na terra. Aqui em casa preparámos um pseudo-cozido, utilizando apenas os enchidos e maranhos. Ficou óptimo e soube muito bem, agora que os dias já nos pedem refeições mais quentinhas. E esta saciou-nos num dia triste, em que não parou de chover.

Cozido de enchidos e maranhos


Ingredientes:
2 batatas
1 cenoura
1 nabo
1 couve coração
1 chouriço de carne
1 morcela
1 farinheira
1 maranho

Fiz assim:
Cozi o maranho, num tacho com água, durante 1 hora. Entretanto cozi os enchidos noutro tacho. Numa panela, levei ao lume a água com sal. Quando começou a ferver, juntei as batatas, a cenoura e a couve. No final da cozedura juntei os enchidos só para dar um pouco de gosto aos legumes. Servi os enchidos cortados em rodelas grossas e o maranho às fatias.


A terra de Cunqueiros, aldeia natal do meu pai, situa-se no concelho de Proença-a-Nova, onde os maranhos são muito apreciados.


Um beijinho muito especial a todos os que me seguem e que me permitiram chegar à marca deliciosa dos 100 seguidores. Obrigada a todos, por completarem esta cozinha! J




___

9 comentários:

  1. Também gosto imenso, por aqui encontro à venda num talho que tem estas especialidades de enchidos.

    ResponderEliminar
  2. já ouvi falar de maranhos à muito tempo mais nunca experimentei. Tem muito bom aspeto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. POdia ser o meu almoço pois apesar de nunca ter comido maranhos ,gostei tanto do aspecto que já comia.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha...Adoro!
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Comida reconfortante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito lindo e apetitoso seu prato
    Beijinhos, bom final de semana
    Aninha

    ResponderEliminar
  7. Maranhos é na Sertã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hugo, obrigada pelo comentário.
      No entanto, os maranhos são uma especialidade gastronómica da região da Beira Baixa, em especial nos cencelhos de Mação, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei. Em cada uma destas zonas há diferenças caracteristicas no paladar dos maranhos, devido ao uso de temperos diferentes. Talvez por isso os mais conhecidos sejam os que se fazem na Sertã.

      Eliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.