segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A paixão pelos bolos de fim-de-semana

O fim-de-semana merece um bolo diferente, daqueles que se come uma fatia e apetece sempre repetir. Este é um desses bolos. Deliciosamente crocante e, simultaneamente, húmido e surpreendente. A saber a fruta, doce e ácida, cada dentada é uma mistura de sensações maravilhosas. Fatia a fatia, garfada a garfada, o bolo foi desaparecendo entre risadas e momentos deliciosos, daqueles que só os Domingos nos permitem. Ou isso ou as férias... mas como ainda faltam umas semaninhas, resta-nos a nostalgia de recordar as últimas e desejar que as próximas sejam ainda mais doces. Que sejam pelo menos tão deliciosas como este bolinho. Acompanhado de um refresco ou simplesmente um cafézinho, acabado de desenformar ou saído do frigorífico, ao pequeno almoço no dia seguinte. Isto, claro, se chegar até lá...

Bolo crocante de iogurte com mirtilos e groselhas


Ingredientes:
(para uma forma de 18 centímetros)

- para a cobertura crocante:
50 gramas de açúcar demerara
50 gramas de farinha
1 pitada de sal
3 colheres sopa de manteiga sem sal


- para o bolo:
150 gramas de açúcar
1 colher (sopa) de mel
Raspa de 1 limão
100 gramas de manteiga sem sal
2 ovos
125 ml de iogurte natural
3 colheres (sopa) de azeite
180 gramas de farinha com fermento
1 pitada de sal
100 gramas de mirtilos
100 gramas de groselhas

Fiz assim:
Comecei por preparar a cobertura, juntando todos os ingredientes numa tigela e misturando tudo com as pontas dos dedos, até obter uma mistura granulosa. Levei ao congelador por 30 minutos.
Entretanto barrei uma forma de fundo amovível (de 18 centímetros) com manteiga e liguei o forno a 180º para preparar o bolo.
Numa tigela misturei o açúcar com o melaço e a raspa de limão com as pontas dos dedos e, depois bati com a batedeira eléctrica até ficar uma mistura homogénea. Acrescentei a manteiga e voltei a bater. Juntei os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Adicionei o iogurte e o azeite e envolvi bem. Juntei a farinha e o sal e envolvi, incorporando tudo muito bem. Deitei o preparado na forma e, por cima, dispus os mirtilos e as groselhas e polvilhei com a cobertura, já preparada. Levei ao forno, durante cerca de 60 minutos. Retirei e deixei arrefecer totalmente, antes de desenformar.


Experimentem. A fruta dá-lhe aquele toque mesmo muito especial. As groselhas ácidas, os mirtilos deliciosamente doces. Os que permanecem inteiros depois da cozedura, explodem na boca ao serem trincados, numa sensação diferente e maravilhosa. O contraste da fruta com a textura fôfa do bolo e o crocante da cobertura é realmente muito bom...


Fica igualmente delicioso com amoras ou framboesas ou uma mistura de todos estes frutos silvestres. É apenas uma questão de gosto e do que houver no frigorífico ou no congelador. Pode guardar-se no frigorífico, até ao dia seguinte, embrulhado em película aderente, para intensificar a sua textura húmida.


Quem quer uma fatia? 


Uma semana deliciosa para todos!




___

8 comentários:

  1. Deeve ser delicioso. O interior é molhadinho mesmo com eu gosto
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai Regina... não sei se é possível comer só uma fatia, querida! Está fantástico este teu bolinho! Tem tudo o que eu gosto, o crocante, o interior fofo e húmido, as frutas. Já guardei a receita!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Regina

    Uma única palavra... DELICIOSO!

    Beijocas
    Ana
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que beleza! Fico a imaginar o sabor...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolo lindo e com esses ingredientes tem que ser mesmo uma delicia.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.