sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma sopa para participar num desafio

Mais uma receita para celebrar os Sete anos à mesa com a Laranjinha do Cinco Quartos de Laranja, um blogue que considero de referência e, sem dúvida, uma inspiração. A ideia é preparar uma das receitas partilhadas pela Isabel, durante estes sete anos de existência do seu blogue. Desta vez participo com a receita da sopa de bacalhau com tomate e ovos escalfados, que muito nos agradou, cá em casa. Trata-se de uma sopa muito saborosa, daquelas que apetece sempre tirar mais um pouquinho para a tigela. Fica muito bem com fatias de pão torrado, como é sugerido pela Isabel. Depois deste bolinho delicioso, aqui fica mais uma escolha muito feliz.

Sopa de bacalhau com tomate e ovos escalfados da Laranjinha


Ingredientes:
(para duas pessoas)

1 posta de bacalhau
1 lata de tomate (400 gramas)
1 cebola, picada
1 tira de pimento vermelho, cortado em cubos pequenos
2 dentes de alho, picados
1 folha de louro
3 batatas médias, cortadas às rodelas finas
5 decilitros de água da cozedura do bacalhau
2 ovos
1 decilitro de azeite
Salsa picada
Sal e pimenta preta

Fiz assim:
Cozi a posta de bacalhau. Reservei a água e retirei a pele e as espinhas ao bacalhau, separando-o em lascas. Reservei. Numa panela, levei ao lume a cebola, o pimento, o louro e os alhos com o azeite e deixei fritar um pouco. Acrescentei o tomate e deixei ferver durante alguns minutinhos. Temperei com sal e pimenta preta de moinho. Acrescentei a água da cozedura do bacalhau e quando levantou fervura adicionei as batatas. Deixei cozinhar até as batatas estarem prontas e, no final juntei o bacalhau e os ovos para escalfarem. Servi com fatias de pão torrado e polvilhado com salsa picada.


Espero que gostes da nossa escolha Laranjinha. Esqueci-me da salsa para a fotografia mas ainda fui a tempo de a colocar antes de comermos. Ficou uma delícia.


Beijinhos a todos e bom fim-de-semana.




___

4 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.