sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uma abóbora cheia de sabor

Quando visito o mercado biológico gosto de voltar com os sacos cheios. Uma das coisas que costumo trazer são as deliciosas e lindas abóboras hokaido. Segundo opiniões suspeitas, trago-as para casa, mais para enfeitar a cozinha do que, propriamente, para as cozinhar, o que, obviamente, não corresponde à verdade J. Mas confesso que gosto de as ter por cá, a adornarem-me os cestos da fruta até ao momento de irem para a panela. E a hora desta chegou, com alguma pena minha, para nos deliciar numa entrada fantástica. E, para ser sincera, o prazer de saborear esta abóbora é muito superior ao desgosto que, eventualmente, me causou despedir-me dela. Além disso, há sempre mais no mercadinho e penso que está na altura de lá voltar.

Abóbora assada com recheio de ricota e salmão fumado


Ingredientes:

1  abóbora hokaido
1 embalagem de queijo ricota
100 gramas de salmão fumado
Sal e pimenta
Azeite
Cebolinho

Fiz assim:
Liguei o forno a 180º. Lavei e enxuguei bem a abóbora e retirei-lhe uma "tampa". Com cuidado, retirei as fibras e as sementes da abóbora e coloquei-a num tabuleiro de ir ao forno. Dentro da abóbora deitei um fio de azeite e polvilhei com um pouco de sal. Levei ao forno por cerca de 30 minutos. Entretanto preparei o recheio. Juntei, numa tigela, o queijo, o salmão cortado em pedacinhos, um pouco de cebolinho picado e 1 colher (sopa) de azeite. Envolvi bem o preparado e temperei com sal e pimenta. Retirei a abóbora do forno e recheei-a com o preparado de queijo e salmão. Servi com tostas, numa entrada e ficou mesmo muito bom. O sabor da abóbora caramelizada combina deliciosamente com o do queijo.




Tenham um excelente fim-de-semana.




___

2 comentários:

  1. Que maravilha de abóbora...amei essa receitinha, simples e deliciosa.Preciso fazer uma hora dessas, pq adoro abóbora e esse recheio ficou espetacular!beijão

    ResponderEliminar
  2. São realmente lindas essas abóboras!Mas também ficam deliciosas recheadas!
    Uma ótima apresentação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.