quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As receitas cremosas de massa e queijo

Quando não se sabe o que fazer para o jantar, pergunta-se. Foi o que aconteceu ontem. E a ideia surgiu de imediato. Porque não uns canelones? Sim, porque não... há espinafres a pedirem utilização urgente e ricota para se lhe juntar. É uma receita que nunca falha e uma boa razão para aquecer a casa com o forno da cozinha. Apetece, de facto, comer um prato de forno, daqueles que chegam à mesa ainda a fumegar e se sopra antes de levar o garfo à boca. Há dias assim, em que a chuva, não pára de cair lá fora mas, por isso mesmo o aconchego sente-se ainda mais, em casa. E, com isto, concluo que, às vezes, é mesmo bom não saber o que fazer para o jantar. E ter de perguntar.

Canelones de presunto com creme de queijo e espinafres


Ingredientes:

5 folhas de lasanha fresca
5 fatias de presunto
200 gramas de ricota
1/2 molho de espinafres (usei só as folhas)
Miolo de 4 ou 5 nozes, picadas
100 gramas de molho béchamel
30 gramas de queijo mozzarela ralado
Sal e pimenta
Mistura de alho e salsa da Margão

Fiz assim:
Comecei por escaldar os espinafres em água a ferver. Escorri-os e deixei-os arrefecer um pouco. Cortei-os com uma faca e reservei. Liguei o forno a 200º. Numa tigela, deitei o queijo e temperei com sal, pimenta e a mistura de alho e salsa da Margão. Envolvi muito bem e juntei os espinafres e as nozes. Entretanto, untei uma assadeira com margarina. Recheei uma folha de lasanha com o presunto e depois com a mistura de queijo e espinafres. Enrolei em forma de canelones e coloquei na assadeira. Procedi do mesmo modo com as restantes folhas. Cobri com o molho e polvilhei com o queijo ralado. Levei ao forno, cerca de meia hora. Retirei e servi.


Estes canelones são uma delícia. O sabor fresco do queijo resulta muito bem com os espinafres e com o presunto, tornando o prato desenjoativo. As nozes acentuam a sua textura crocante.


Espero que gostem e experimentem.
E não se esqueçam de passar pela página do Sonhos no facebook.




___

2 comentários:

  1. Adoro essa combinação de sabores - ricota e espinafres! Ficaram com um aspeto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há muito que não faço.
    Estes ficaram bem tentadores
    bj

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.