terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Novo Ano e um gratinado de massa

Um ano novinho em folha, representa muitas páginas em branco para escrever. Algumas serão para rasgar e deitar fora, outras para eternizar e guardar para sempre. Muitos sonhos, outros tantos desejos, mas, entretanto, os dias escorrem, normalmente, como se nem tivéssemos mudado de ano. Rasgámos o último mês do calendário, que agora se renova, num Janeiro com chuva, mas carregado de magia. Porque Janeiro também simboliza a renovação e a mudança.
Para primeira receita de 2014, escolhi um gratinado de massa. A cremosidade deste prato aveludado, torna-o uma verdadeira delícia.

Massa gratinada com tamboril, gambas e bacon


Ingredientes:
(para duas pessoas)

150 gramas de massa (usei conchas coloridas)
300 gramas de cubos de tamboril
6 gambas descascadas
40 gramas de bacon, cortado em tiras finas
1 cebola pequena, picada
1 decilitro de tomate triturado
1 decilitro de vinho branco
1 fio de azeite
1 decilitro de molho bechamel
40 gramas de queijo mozzarela ralado
Sal e pimenta

Fiz assim:
Levei um tacho com água ao lume, até levantar fervura. Juntei a massa, para cozer. Liguei o forno a 220º. Entretanto, num tacho, deitei o azeite e a cebola e o bacon e deixei fritar um pouco. Acrescentei o tomate e o vinho. Deixei apurar um pouco e acrescentei o peixe. Tapei para cozinhar e, no final, juntei as gambas. Retirei do fogo e voltei a tapar o tacho. Escorri a massa e distribuí-a pelo fundo de uma assadeira. Acrescentei o estufado e envolvi. Reguei com o bechamel e polvilhei com o queijo ralado. Levei ao forno, durante cerca de 15 minutos ou até alourar. Servi.


Esta massa fica muito saborosa. É daquelas refeições fáceis de preparar mas que nos deliciam sempre. Cá em casa adorámos.


Espero que gostem e experimentem.




___

3 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.