segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os excessos de Natal

Depois dos excessos natalícios, chegam os dias em que apetecem refeições aconchegantes e leves. Ao mesmo tempo que ajudam a combater as temperaturas baixas do Inverno, ajudam o estômago a descansar dos fritos e doces tão habituais nesta quadra.
Agora estou, também, a recuperar de uma constipação que assolou a família cá de casa, com febres e tosse tão fortes, que nos acometeu à cama quase todo o fim-de-semana que passou. A prisão terminou com a obrigação de regressar ao trabalho mas ainda algo debilitados.
Como se aproximam as festividades de Ano Novo e não quero, de forma alguma, ficar em casa, ando entupida de medicamentos (algo que, habitualmente, está longe de definir a minha forma de lidar com estas doenças sazonais!) à espera que este vírus desapareça de vez e me deixe aproveitar os próximos dias como deve ser.

Canjinha de galinha


Levei ao lume uma panela com água. Assim que começou a ferver, juntei a galinha em pedaços (usei apenas as asas, o pescoço e os miúdos) e um pouco de sal. Deixei cozinhar a galinha até ficar tenrinha e, retirei as asas para desfiar e cortei os miúdos em pedaços mais pequenos. Reservei. Entretanto, juntei arroz carolino Bom Sucesso ao caldo da canja e acrescentei, também dois raminhos de hortelã e os ovos da galinha. Quando o arroz ficou cozido, juntei a carne, mexi bem com a colher de pau e retirei do lume. Servi bem quente.


Esta canjinha é simples mas sabe muito bem nos dias de fraqueza. A hortelã marca o sabor, que adoro desde sempre, desta canja. Espero que gostem e experimentem.
Entretanto, deixo-vos também a nossa mesa de doces deste Natal.


Desejo-vos um excelente Fim de Ano! Que 2014 traga tudo de bom.
Até para o Ano!
Beijinhos!



___

2 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.