quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As receitas cremosas de massa e queijo

Quando não se sabe o que fazer para o jantar, pergunta-se. Foi o que aconteceu ontem. E a ideia surgiu de imediato. Porque não uns canelones? Sim, porque não... há espinafres a pedirem utilização urgente e ricota para se lhe juntar. É uma receita que nunca falha e uma boa razão para aquecer a casa com o forno da cozinha. Apetece, de facto, comer um prato de forno, daqueles que chegam à mesa ainda a fumegar e se sopra antes de levar o garfo à boca. Há dias assim, em que a chuva, não pára de cair lá fora mas, por isso mesmo o aconchego sente-se ainda mais, em casa. E, com isto, concluo que, às vezes, é mesmo bom não saber o que fazer para o jantar. E ter de perguntar.

Canelones de presunto com creme de queijo e espinafres


Ingredientes:

5 folhas de lasanha fresca
5 fatias de presunto
200 gramas de ricota
1/2 molho de espinafres (usei só as folhas)
Miolo de 4 ou 5 nozes, picadas
100 gramas de molho béchamel
30 gramas de queijo mozzarela ralado
Sal e pimenta
Mistura de alho e salsa da Margão

Fiz assim:
Comecei por escaldar os espinafres em água a ferver. Escorri-os e deixei-os arrefecer um pouco. Cortei-os com uma faca e reservei. Liguei o forno a 200º. Numa tigela, deitei o queijo e temperei com sal, pimenta e a mistura de alho e salsa da Margão. Envolvi muito bem e juntei os espinafres e as nozes. Entretanto, untei uma assadeira com margarina. Recheei uma folha de lasanha com o presunto e depois com a mistura de queijo e espinafres. Enrolei em forma de canelones e coloquei na assadeira. Procedi do mesmo modo com as restantes folhas. Cobri com o molho e polvilhei com o queijo ralado. Levei ao forno, cerca de meia hora. Retirei e servi.


Estes canelones são uma delícia. O sabor fresco do queijo resulta muito bem com os espinafres e com o presunto, tornando o prato desenjoativo. As nozes acentuam a sua textura crocante.


Espero que gostem e experimentem.
E não se esqueçam de passar pela página do Sonhos no facebook.




___

3 comentários:

  1. Adoro essa combinação de sabores - ricota e espinafres! Ficaram com um aspeto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há muito que não faço.
    Estes ficaram bem tentadores
    bj

    ResponderEliminar
  3. Que bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.