terça-feira, 24 de abril de 2012

Na senda dos risottos

Seguindo um trilho no âmbito dos risottos, continuo a experimentar vários sabores distintos. Desta vez escolhi fazer um de bróculos que se revelou espectacular. O sabor ácido da hortaliça contrasta perfeitamente com o do arroz, conseguindo-se, também obter um resultado muito cremoso. Fiz este risoto como acompanhamento de uns filetes de pescada panados, que estavam à altura do momento, oferecendo-nos uma refeição deliciosa.

Filetes de pescada panados com risotto de bróculos


Ingredientes (para duas pessoas):

3 a 4 filetes de pescada, consoante o tamanho (usei congelados)
1 dente de alho
Sal e pimenta
Sumo de limão
1 ovo
Pão ralado (usei com ervas)
Óleo para fritar

1 chávena de arroz para risotto
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de azeite
1 decilitro de vinho branco
200 gramas de bróculos ou grelos
1 litro de água
1 cubo de caldo de legumes
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal

Fiz assim:
Os filetes. Temperei de véspera, com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão. No próprio dia, levei uma frigideira ao lume, com o óleo, até aquecer. Entretanto, bati um ovo num prato e passei os filetes nesse ovo e no pão ralado. Fritei de ambos os lados até ficarem douradinhos e, depois retirei e escorri sobre papel absorvente.
O risotto. Arranjei os bróculos e lavei-os. Levei ao lume uma panela com a água, o caldo de legumes e o sal. Deixei levantar fervura e juntei os bróculos. Deixei cozinhar durante 3 minutos e depois escorri-os, reservando a água da sua cozedura. Piquei a cebola e deitei-a num tacho. com o azeite até ficar translúcida. Juntei o arroz e deixei fritar cerca de um minuto. Acrescentei o vinho e deixei evaporar, mexendo sempre. Quando o líquido desapareceu, juntei uma concha do caldo de cozer os bróculos e fui mexendo até o líquido incorporar totalmente, continuando sempre a mexer com a colher de pau. Juntei novamente mais caldo e prossegui, do mesmo modo. Sensivelemte a meio da cozedura juntei os bróculos. No final, retirei do lume, adicionei o queijo e envolvi muito bem. Servi, imediatamente, com os filetes.






___

4 comentários:

  1. Esse risotto parece delicioso, eu gosto imenso de bróculos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Que risoto maravilhoso!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. OLÁ,
    O TEU PRATO FICOU LINDO COM UM ASPECTO DELICIOSO!
    RECEITA BOA D+!
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Adoro broculos! Esse risotto ficou lindo! Que cor! :)

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.