sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Uma lasanha diferente ou como conseguir comer um molho de grelos numa semana

Temos andado a comer grelos de couve de empreitada, cá em casa. São até muito bons, bastante saborosos mas já os comemos cozidos, num tão tradicional arroz de grelos, salteados… E agora aparecem, também, nesta lasanha que, apesar de eu já estar um pouco farta de grelos, soube mesmo muito bem. A ligeira acidez dos grelos resultou fantástica, na mistura dos ingredientes e foi uma forma de dar conta da desgraçada da hortaliça, que teimava em não me desaparecer do frigorífico. Mas pronto, fico satisfeita porque finalmente conseguimos comer tudo, antes que se estragasse J
Lasanha com grelos

Ingredientes:

300 gramas de carne de novilho, picada
1 lata de tomate em pedaços
1 cebola
1 cenoura
50 gramas de bacon
1 dente de alho
1 dl de vinho branco
Folhas de orégãos, manjericão e alecrim frescos
Piri-piri
Grelos de couve
Placas de lasanha (pré-cozida)
Sal
Pimenta
Azeite
Bechamel
Natas
Queijo ralado


Fiz assim:
Num tacho com água a ferver coloquei os grelos de couve e deixei cozinhar durante 5 minutos. Noutro tacho coloquei azeite e levei ao lume, juntei, depois, a cebola e o alho picados e deixei refogar até a cebola estar translúcida. Adicionei a cenoura aos cubos pequenos e o bacon, também aos cubos e a carne. Mexi bem para cozinhar por igual durante uns minutinhos. Juntei, por fim, o vinho,o tomate, o sal, a pimenta, o piri-piri e as ervas. Voltei a mexer e tapei o tacho para cozinhar tudo bem e apurar.
Num tabuleiro de ir ao forno, untado com margarina, dispuz, primeiro placas de lasanha, metade do preparado de carne, grelos e bechamel enriquecido com natas. Fiz mais uma camada com os restantes ingredientes e por fim coloquei uma camada de placas de lasanha, bechamel e o queijo ralado.
Levei ao forno pré-aquecido a 220º coberto com uma folha de alumínio durante 30 minutos. Tirei o papel de alumínio e deixei por mais 10 minutos, até estar douradinho por cima. Bom apetite!



E um bom fim-de-semana.




___

7 comentários:

  1. Que optimo aspecto Regina.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sugiro também um esparregado ou um pesto, para aniquilar os grelos :)

    ResponderEliminar
  3. Uma magnífica lasanha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa os grelos também parecem que nunca mais acabam!óptima sugestão esta para ver se acabo com os meus também :)beijinho

    ResponderEliminar
  5. Também muitos parabens pelo teu cantinho, está muito bonito! Cheio de receitas maravilhosas. :) Essa lasanha parece muito boa, e quem não gosta de uma boa lasanha?? ;)

    Bom fim de semana *
    Tania

    ResponderEliminar
  6. Muito boa mesmo! E eu adoro carne de novilho, por isso ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  7. Ficou maravilhosa a tua lasanha :)... acho que os grelos devem ficar absolutamente perfeitos aí..
    um beijo

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.