segunda-feira, 10 de março de 2014

Natas cozidas e a chegada da Primavera

Os dias de mudança têm dado cabo de mim. Ando com dores terríveis nos pés e nas pernas e não há massagens que aliviem estas maleitas. O fim-de-semana surgiu em boa hora e serviu, decisivamente, para o descanso semanal. Mas, para compensar as alterações impostas, a mudança melhor tem sido os dias de Primavera, que chegou de mansinho, para enganar o nosso calendário, de uma forma deliciosa. O Sol e o calor têm aquele condão divinal de fazerem melhorar quaisquer tristezas que se possam abater sobre nós. Claro que há coisas que não se esquecem só porque o bom tempo finalmente chegou mas convenhamos que não ter de encarar a chuva num dia que já sabemos que nos reserva alguns aborrecimentos, consegue, de certa forma, dar-nos algum alento.
E então ter um fim-de-semana inteirinho com a Primavera a entrar-nos pelas janelas adentro, é um como ver um sonho a tornar-se real, principalmente depois de tantos dias em que a chuva fez questão de nos deixar cabisbaixos e neuróticos. E se só isto não fosse razão, podia dar muitas mais para a vontade imensa de saborear uma sobremesa fresquinha. Daquelas que apetecem tanto nos dias  quentinhos e já tão saudosos de Primavera, mesmo que esta seja um engano de calendário.

Panna cotta de baunilha com molho de frutos vermelhos


Ingredientes:

300 gramas de leite meio gordo
200 gramas de natas frescas
100 gramas de açúcar
1 colher (café) de baunilha em pó
1 saqueta de cuajada

Para o molho:
120 gramas de groselhas
100 gramas de mirtilos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 decilitro de água

Fiz assim:
Juntei todos os ingredientes no copo da bimby e programei 7 minutos, na velocidade 4, à temperatura de 90º. No fim do tempo, distribuí o preparado por tacinhas e deixei arrefecer. Levei ao frigorífico até solidificar. Entretanto preparei o molho: levei uma caçarola ao lume com a água e o açúcar até este derreter. Juntei, depois os frutos e deixei ferver, até a fruta desfazer e o molho apresentar alguma consistência. Triturei com a varinha mágica e reservei num frasco esterilizado. depois de arrefecer reservei no frigorífico, até servir. Desenformei os pudins e servi com o molho.


É um hábito ter sempre cá em casa estas baguinhas com sabores tão característicos. Quer sejam frescas ou congeladas, fazem molhos e sobremesas perfeitas. E são tão agradáveis de comer, também assim, ao natural. Adoro panna cotta e a cuajada dá-lhe uma consistência óptima. O contraste com a fruta ligeiramente ácida confere-lhe um toque delicioso.


Espero que gostem e experimentem.
E não se esqueçam de passar na página do Sonhos no facebok.
Tenham uma semana deliciosa.




___

2 comentários:

  1. É uma sobremesa que gosto muito
    Com esse molho ficou com certeza uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Uma sobremesa sempre fantástica!

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.