segunda-feira, 31 de março de 2014

Caixinhas de pão para dias de chuva

A chuva voltou para nos atormentar. Ontem ficámos todo o dia presos em casa, devido à intempérie que se abateu sobre um Domingo em que também nos tiraram uma hora. Eu até gosto desta hora dita de Verão: anoitece mais tarde, o que permite chegar a casa com a luz do dia, como que a dizer-nos que ainda não é tarde. E, sendo dia de descanso, proporcionava-se um passeio para ver a noite chegar. Mas, com tanta chuva, apetece mais ficar em casa e fazer um lanchinho de forno, para ser saboreado, ainda a fumegar.

Ovos no forno em caixinhas de pão


Fiz assim:
Retirei a côdea a duas fatias grandes de pão saloio e forrei dois ramequins (untados com margarina) com elas. Levei uma frigideira anti-aderente ao lume e salteei quadradinhos de chouriço até ficarem douradinhos e estaladiços. Dividi o chouriço pelos ramequins e, por cima coloquei dois ovos. Acrescentei uma colher (café) de natas, folas de tomilho e uma pitada de sal. Barrei as pontas do pão com margarina e levei ao forno bem quente, durante cerca de 15 minutos, até a clara de ovo ficar firme, mas a gema ligeiramente líquida.


Estes ovos ficam uma delícia. O pão, ligeiramente humedecido por dentro e, simultaneamente, estaladiço por fora, fica com uma textura muito agradável, a contrastar com a cremosidade do ovo. O chouriço e o tomilho intensificam os sabores, conjugando-se perfeitamente.


Espero que gostem e experimentem. E tenham uma semana deliciosa.



___

5 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.