quarta-feira, 2 de abril de 2014

Porco no tacho e as flores que a vida nos dá

Já estamos em Abril. Parece incrível porque ainda foi no outro dia que celebrámos o Natal e agora já andamos a pensar nos preparativos da Páscoa. O tempo corre e não espera por ninguém. Uma das coisas que gosto em Abril é poder ter este novo horário e saber que, cada vez que avançamos mais no calendário, os dias vão ficando maiores e isso dá-me um ânimo diferente. Chegar a casa e ainda ter luz natural para poder fazer as coisas é muito bom: dá aquela sensação agradável que o tempo rende. A parte chata é que este Abril entrou carregado de chuva, daquela que parece não nos querer deixar. Depois dos dias tão deliciosamente primaveris de meados de Março, parece que voltámos ao Inverno. Não só com chuva mas também com algum frio à mistura.
É aborrecido ver o dia lá fora e não poder sequer ir à varanda ver as flores que começam agora a desabrochar. A estrelícia coitada, mal mostrou os tons alaranjados, foi logo fustigada com ventos e chuva, o que me deixa a pensar que não vai resistir muito tempo à intempérie.
Resta, por isso, aproveitar o tempo para fazer algumas arrumações dentro de casa e preparar o jantar, com a certeza que ainda o vamos conseguir saborear sem recorrer à luz artificial. Porque temos que aproveitar as flores que a vida nos dá, mesmo que jardim não seja perfeito. Há-de chegar a Primavera.

Febras de porco recheadas com farinheira


Ingredientes:
(para duas pessoas)

4 febras de porco
1/2 farinheira, sem a pele
1 colher (sopa) de vaqueiro para porco
1 decilitro de tomate triturado
2 decilitros de cerveja
Sal e pimenta



Fiz assim:
Temperei as febras com sal e pimenta e dividi por elas a carne da farinheira. Enrolei a carne e prendi-a com palitos, de modo a ficar bem fechada. Levei um tacho ao lume com a margarina até derreter. Acrescentei os rolinhos de carne e deixei alourar de ambos os lados. Refresquei com a cerveja e adicionei o tomate. Tapei e deixei cozinhar até a carne estar tenra e o molho reduzir, o que demorou cerca de meia hora. Servi acompanhado com batatas fritas.



Esta carne fica muito saborosa e suculenta. A farinheira, de aromas intensos, nem sempre é do agrado de todos mas cá em casa, felizmente, todos gostamos.



Espero que gostem e experimentem.
E não se esqueçam de espreitar a página do Sonhos no facebook.
Desejo-vos um dia fantástico!



___

4 comentários:

  1. Gosto bastante de rechear carne, que boa sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Também costumo rechear a carne, fica sempre muito suculenta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. deve ficar uma verdadeira delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que prato delicioso!! Também adoro farinheira, para meu grande mal xD Mas acho que hei-de experimentar esse prato.. tenho metade de uma à espera de ideias no congelador... yummi!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.