quinta-feira, 4 de julho de 2013

Preparar o jantar em ambiente de crise governativa

Hoje* preparei o jantar em ambiente de crise legislativa. O ministro das finanças já tinha batido com a porta no dia anterior mas rapidamente surgiu uma substituta. Ninguém esperava que o ministro dos negócios estrangeiros também decidisse apresentar a demissão do Governo. Foi assim, entre declarações dos membros do Governo e dos líderes da oposição, que estes lombinhos chegaram à mesa. Inexplicavelmente, dada a crise política que se instalava no país, não deixei de me deliciar com o sabor que esta refeição escondia entre os folhados de massa, douradinhos, apelativos, divinamente estaladiços... Querem ver?

Lombinhos de porco em massa folhada com molho aveludado de natas e cogumelos


Ingredientes:

2 lombinhos de porco
Sal e pimenta
1 decilitro de vinho branco
1 dente de alho picado
1 folha de louro
1 colher (sopa) de banha
2 placas de massa folhada
6 fatias de bacon

Para o molho:
6 cogumelos brancos
1 decilitro de natas

Fiz assim:
Na véspera, temperei os lombinhos com sal e pimenta, alho picado, louro e o vinho. No próprio dia, liguei o forno a 220º. Levei a banha ao lume numa frigideira e alourei nela os lombinhos. Retirei e reservei também a gordura. Abri as placas de massa folhada e coloquei, no meio de cada uma delas, três fatias de bacon. Sequei os lombinhos com papel absorvente e dispus cada um deles sobre a massa e o bacon. Envolvi-os com a massa, fechando-a e criando dois rolos, que coloquei num tabuleiro untado com margarina. Levei tudo ao forno, durante cerca de 30 minutos. Entretanto preparei o molho, salteando os cogumelos na banha reservada anteriormente. Juntei as natas e temperei de sal e pimenta. Servi os lombinhos com este molho e umas batatas fritas.


Espero que gostem da sugestão. São servidos?


Ficou uma carne suculenta e deliciosamente apetitosa.


E esta é a minha flor de cera. A varanda ficou muito mais bonita desde que as florinhas pequenas e rosadinhas começaram a abrir e, a cada dia que passa, chega mais um destes pequenos e amorosos cachos de pétalas macias como o veludo. Estou maravilhada com elas. São tão delicadas e belas, que deliciam todos os que as têm visto.


Um dia excelente para todos.





*Nota: Este texto foi escrito na Terça-feira passada, dia em que o ministro Paulo Portas pediu a demissão do Governo.

2 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.