segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os amigos e uma sobremesa desconstruída

Esta ideia de criar um blogue surgiu simplesmente pelo simples prazer de partilhar receitas. Partilhar um bocadinho do que fazemos cá em casa com os amigos, dando ideias e dicas práticas para as refeições do dia-a-dia, enquanto contamos também um pouco da nossas experiências diárias tem sido tão surpreendente que agora já vem sendo hábito preparar as sessões fotográficas do que preparamos na nossa cozinha. Ouvir as experiências dos outros, inspirados pelas nossas receitas, ou simplesmente o facto de nos darem um feedback positivo como resultado do que aqui colocamos tem sido tão absolutamente delicioso como as próprias receitas que seleccionamos cuidadosamente para aqui serem colocadas.
Esta receita surgiu em seguimento da parceria recentemente criada com a Vahiné, que teve a amabilidade de me enviar uma embalagem de agar agar, para ajudar a preparar algumas sobremesas para nos deliciar os dias.
Assim surgiu a ideia desta sobremesa desconstruída que ficou deliciosa e recebeu também os meus pais regressados da terrinha, com mais cerejas na bagagem.

Cheesecake desconstruído de oreo


Ingredientes:

150 gramas de bolachas oreo (sem o creme branco)
50 gramas de manteiga derretida
200 gramas de natas frescas
350 gramas de queijo fresco batido
1 lata de leite condensado cozido
2 saquetas de agar agar Vahiné
1 vagem de baunilha

Fiz assim:
No copo da bimby, coloquei as bolachas e triturei na velocidade 9 até estarem em pó. Juntei a manteiga derretida e bati uns segundos na velocidade 4. Reservei. No copo limpo deitei o leite condensado, as sementes da vagem de baunilha e o conteúdo de duas saquetas de agar agar, dissolvido em água fria. Marquei 5 minutos, na velocidade 3,5 e temperatura 90º. Deixei arrefecer até aos 50º e juntei o queijo. Envolvi bem na velocidade 5, durante um minuto. Acrescentei, depois, as natas e envolvi as natas, durante mais um minuto, à mesma velocidade. Em tacinhas individuais, dispus colheradas de creme e bolacha, alternadamente. Levei ao frio, de um dia para o outro (ou até estar bem fresco).


Este cheesecake teve ainda outro patrocínio delicioso, de uma amiga muito querida, que ofereceu carinhosamente o paninho que utilizei para servir de base nestas fotografias, bordado pelas suas próprias mãos prendadas e dedicadas. São estas surpresas, entregues em forma de mimos e elogios sinceros, dirigidos a um trabalho feito com um sorriso, que alegram os nossos dias e nos fazem ter vontade de continuar em frente, servindo dedicação e empenho a todos os que lêem estas linhas, e vão dando uma razão à existência da cozinha aqui retratada.
Obrigada a todos!


Beijinhos e uma semana cheia de coisinhas boas.




___

5 comentários:

  1. Que delicia!
    Excelente sugestão!
    Já comia uma tacinha. ;)

    Votos de uma excelente semana!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    P.S:Já saiu o ebook com as participações do desafio:"Um prato com arroz!".

    Veja aqui: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/06/ebook-do-desafio-um-prato-com-arroz.html

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de doce :) E ficou bonito Também! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que delícia deve ser! Fiquei com água na boca...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma verdadeira tentação.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.