segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os dias terríveis e uns choquinhos para o jantar

Ontem* foi um daqueles dias horríveis em que só pensava em chegar a casa e estender-me em cima do sofá! Os dias de greve do Metro em Lisboa, são sempre assim: deixam-me os nervos em franja! A mim e a mais uns quantos, tendo em conta as discussões que ouvi pelo caminho e o mau humor de algumas pessoas. Mas depois de uma maratona, lá consegui chegar e ainda houve tempo para preparar uns choquinhos à algarvia. É uma refeição bastante prática, própria para estas ocasiões: quando só apetece descanso e (claro!) as tão merecidas sopas, depois de um dia difícil.

Choquinhos fritos à algarvia


Ingredientes:
(para duas pessoas)

400 gramas de chocos limpos (usei congelados)
3 dentes de alho
1,5 decilitros de azeite
Sal e pimenta
Coentros

Para acompanhar:
Batatas cozidas

Fiz assim:
Num tacho, deitei o azeite e os dentes de alho laminados. Deixei aquecer e acrescentei os choquinhos, já lavados e limpos. Tapei o tacho e deixei cozinhar assim, durante 10 minutos. No fim deste tempo, retirei a tampa, temperei com sal e pimenta e deixei continuar a cozinhar até desaparecer todo o caldo que se formou e ficar apenas o azeite. Deixei alourar um pouco os chocos e retirei do lume. Polvilhei com coentros picados e servi com batatas cozidas.


Este prato fica uma delícia. Os chocos ficam tenrinhos e com um sabor muito agradável. Atenção aos temperos, porque tende a ficar um pouco salgado, por ser um prato bastante apurado. É uma questão de se rectificar o sal no fim para não haver exageros.


Entretanto já se passou o fim-de-semana que serviu, também, para recarregar as baterias. E veio com Sol e tudo! Não é fantástico? J
Tenham uma semana deliciosa!
Beijinhos.





* Este pequeno texto inicial foi escrito na Sexta-feira passada. Depois não houve tempo para o colocar aqui.

7 comentários:

  1. Adoro choquinhos fritos e que jeito davam hoje para o meu almoço! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. tambem costumo fazer! é optimo. mas o maridao quer os chocos com tinta, porque compra-os acabadinhos de pescar :) eu preefiro limpinhos mas.. :) estao bonitos!

    ResponderEliminar
  3. E esperemos que o sol não nos deixe outra vez...
    Esses choquinhos são tão bons!
    Beijinho, uma boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro estes choquinhos, são tão fresquinhos e deliciosos :) Ficam com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto e achei os teus uma delicia.
    Ha muito que não como.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de choquinhos... mas curiosamente ainda não pus no blogue nenhuma receita com eles! Não tenho feito muito porque o meu companheiro não aprecia, mas já tenho saudades!

    PS Ver passatempo a decorrer no blogue:
    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.