terça-feira, 20 de março de 2012

Celebrar a Primavera e outras coisas

A Primavera acaba de chegar e nada melhor que um bolo colorido para lhe dar as boas vindas. Abre-se a porta e deixa-se o Sol entrar. Por entre o calor que nos vai aquecendo os dias, parte-se uma fatia de bolo e oferece-se a um amigo, desejando que os dias felizes perdurem para sempre. Entre amigos, saboreia-se o bolo e celebra-se a Primavera e, também, outras coisas, outros momentos. Há dias assim, dias que apetece celebrar, simplesmente porque a vida vale a pena.
Encontrei este bolo numa Teleculininária Especial (Fevereiro/2012) e apaixonei-me por ele. Guardei-o para fazer num dia especial. E fi-lo. Na esperança de que tenha sido especial.

Bolo húmido de kiwi


Ingredientes:

8 kiwis
150 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
150 gramas  de farinha com fermento
2 ovos
Raspa da casca de 1 laranja

Fiz assim:
Liguei o forno a 180º. Untei uma forma com manteiga, forrei-a com papel vegetal e untei, também, o papel. Descasquei os kiwis e cortei três deles em rodelas. Cobri com eles o fundo da forma. Cortei os restantes kiwis em pedaços e reduzi-os a puré. Numa tigela, bati a manteiga com um açúcar até obter um creme. Adicionei os ovos, mexendo sempre. Juntei, por fim, a farinha, a raspa da laranja e o puré de kiwi e bati bem. Deitei o preparado na forma e levei ao forno, durante cerca de 60 minutos. Retirei do forno e deixei arrefecer um pouco. Desenformei, rejeitando o papel vegetal. Deixei arrefecer completamente antes de servir. Para saborear em dias especiais.







Fonte: Teleculinária Especial Fevereiro/2012

Apagam-se umas velas, acendem-se outras... assim é a vida. As que se acendem não podem colmatar a falta daquelas cujo fogo se extinguiu, mas podem ser uma forma de minimizar o vazio e a escuridão sentidos pelo seu desaparecimento.

2 comentários:

  1. Um bolinho diferente, eu gosto muito de kiwi, por isso este bolo deve ser delicioso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Regina um bolo especial para uma estação de sol a brilhar e de muita cor :)

    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.