sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um gratinado de bacalhau para gastar umas nabiças

Há coisas que parece que se reproduzem no meu frigorífico. Na gaveta dos legumes, tinha umas nabiças, a pedirem para serem usadas, urgentemente. Quando as trouxe para casa, não pensei que rendessem tanto e nunca mais as conseguia gastar todas. Para não as deixar estragar, pensei num bacalhau gratinado, a saber a hortaliça e tomate. Como o bacalhau é daqueles ingredientes que fica bem com tudo e, cá em casa sabe-nos sempre bem, não pensei duas vezes e lá fomos nós para a cozinha. Entre tachos e panelas, o bacalhau foi sendo preparado e finalmente, quando saíu do forno, trazia com ele um aroma a calor e conforto. Antes mesmo de provar, soube que não me iria decepcionar.

Bacalhau gratinado com nabiças


Ingredientes:

1 boa posta de bacalhau, demolhado
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 decilitro de azeite
3 colheres (sopa) de tomate triturado
Nabiças
2 decilitros de molho bechamel, enriquecido com natas
40 gramas de queijo mozarela, ralado

Fiz assim:
Comecei por escaldar as nabiças, durante 2 minutos, em água a ferver. Escorri-as e reservei. Liguei o forno a 200º. Entretanto, levei uma frigideira ao lume com o azeite, a cebola, cortada em meias luas e os alhos, laminados. Deixei fritar um pouco e juntei o bacalhau, lascado. Acrescentei o tomate e as nabiças e deixei cozinhar, durante alguns minutos. Adicionei o molho e envolvi bem. Verti o preparado numa assadeira, acrescentei o queijo, por cima e levei ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estar douradinho. Servi imediatamente.


Este bacalhau ficou muito saboroso. O sabor ligeiramente amargo das nabiças, contrasta de forma deliciosa com a doçura que o molho bechamel oferece a este prato. Uma combinação que resulta muito bem.
Espero que gostem e experimentem.


Desejo-vos um fim-de-semana delicioso.
Beijinhos.



___

2 comentários:

  1. Pois cá em casa é ao contrario: as nabiças desaparecem logo rsrsrs
    Ficou um prato maravilhoso.
    Beijinhos
    rosario

    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro gratinados e este ficou uma delicia
    bj

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.