quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pato com sabor agridoce

Gosto muito de cozinhar pato. É uma carne que aprecio pelo seu sabor e consistência tão próprios e suculentos. Costumo comprar o pato inteiro e cortá-lo para o utilizar de formas diferentes e em várias ocasiões. Assim, a carne acaba por ser significativamente mais barata, do que comprar apenas uma determinada peça. Mas, quando o tempo é pouco, também me socorro de um peito de pato, já preparado a cozinhar e devidamente embalado. Foi o caso de um pedaço que utilizei para fazer um jantar que me ocorreu, num destes dias de frio intenso.

Magret de pato com laranja e vinho do Porto 


Ingredientes:
1 peito de pato grande (ou dois pequenos)
Sumo de duas laranjas
1 decilitro de vinho do Porto
1 colher (sopa) de açúcar mascavado escuro
Sal e pimenta

Fiz assim:
Liguei o forno a 180º. Limpei o peito do pato e lavei-o bem. Sequei com papel absorvente. Levei uma frigideira anti-aderente ao lume e deixei aquecer bem. Coloquei a carne, com a pele virada para baixo, na frigideira e deixei fritar, sem adicionar qualquer gordura (a gordura que se vai libertando da pele é suficiente), até estar bem dourado. Virei do outro lado e deixei fritar mais um pouco. Entretanto, levei ao lume o sumo das laranjas com o vinho do porto e o açúcar. Deixei ferver bem até engrossar um pouco (cerca de 15 minutos). Dispus o peito do pato numa assadeira e pincelei com um pouco do molho. Levei ao forno cerca de 30 minutos para cozinhar melhor a carne (quem gostar da carne mal passada pode saltar este passo e servir imediatamente com o molho). Retirei do forno e fatiei o peito. Servi com o resto do molho, coado, por cima e acompanhado com um esparregado.


A carne do pato fica uma delícia, tenrinha e suculenta, com o seu tom rosado, tão característico. O molho dá-lhe o toque agridoce que tão bem contrasta com o resto do prato, acentuando o sabor da carne.
Espero que gostem e experimentem.



Desejo-vos um dia delicioso e aconchegante, mesmo com este frio cortante que hoje senti logo pela manhã.
Beijinhos. J




___

2 comentários:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.