quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um pequeno-almoço de Domingo

Adoro panquecas. Com doce, com mel, com fruta, com queijo, com tudo isso ou mesmo sem nada... só panquecas... Gosto da massa leve e fofa, ligeiramente adocicada e a saber a baunilha. Num destes Domingos resolvi preparar algumas para o meu pequeno-almoço. Foi a minha primeira tentativa e, claro está, sairam muito feias e desengonçadas, mas o sabor, esse ficou delicioso, por isso não podia deixar de as partilhar convosco. Para a próxima espero que saiam mais bonitas e depois mostro-vos J. Até o Rui, que não é de grandes pequenos-almoços, se deliciou com uma destas panquecas com mel. Estavam mesmo divinais.

Panquecas doces de buttermilk (receita adaptada daqui):


Ingredientes (rendeu cinco panquecas):

1 1/4 chávena de farinha com fermento
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (tipo Royal)
3 colheres (sopa) de açúcar aromatizado com baunilha (vagens)
1/2 colher (chá) de sal 
1 1/4 chávena de buttermilk
2 ovos

Fiz assim:
Numa taça misturei o açúcar, a farinha, o fermento e sal. Numa tigela juntei o buttermilk às gemas e bati bem. Juntei à mistura da farinha e incorporei tudo. Bati as claras em castelo e misturei delicadamente na massa. Numa frigideira de fundo antiaderente coloquei um pouco de óleo em spray e levei ao lume. Adicionei uma concha de massa e deixei dourar até começar a fazer bolhinhas. Virei e deixei dourar do outro lado. Servi com doce de morango e mel. Uma delícia, para saborear no pequeno-almoço de um Domingo, sem pressas.



Notas:
- 1 chávena equivale a 240 mililitros;
- Podem preparar o buttermilk, misturando, na mesma quantidade de leite, 1 colher (sopa) de sumo de limão. Mexer e esperar cerca de 10 minutos. Utilizar na receita, normalmente;
- O acúcar que adaptei a esta receita é acúcar refinado, ao qual costumo adicionar as vagens de baunilha, conforme vou utilizando as suas sementes para preparar outras receitas. Guardo o açúcar com as vagens num frasco fechado e assim tenho sempre disponível açúcar aromatizado; a receita original leva 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1/4 de chávena de açúcar em pó (icing sugar).




2 comentários:

  1. por cá também adoramos panquecas. E este fim de semana, que é prolongado, vai ter direito a 3 pequenos-almoços especiais: um com papas de aveia, outro com panquecas e outro será um brunch :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de panquecas, e as que mostras estão mesmo apetitosas!

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.