quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma entrada diferente para colorir o início da refeição

Um mercadinho. Mesmo, mesmo pequenino. As barraquinhas, em pleno jardim, são poucas mas os vários produtos hortículas, enchem as caixas, harmoniosamente colocadas nas bancas improvisadas. Ali se deixam observar, nas suas vestes coloridas e bastante apelativas. As flores de courgette faziam parte do conjunto. Estavam ali. Dispostas delicadamente, umas ao lado das outras, numa caixinha de madeira. Deliciada, não resisiti a trazê-las no cesto. Decidi recheá-las e levá-las ao forno antes de fazerem parte da nossa refeição. E foi uma forma deliciosa de começar o almoço de um Domingo solarengo.

Flores de courgette recheadas com requeijão
(receita adaptada daqui)


Ingredientes:
(para 2 pessoas, como entrada)

6 flores de courgette
100 gramas de requeijão
1 cebola roxa pequena, finamente picada
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Azeite
Sal e pimenta

Fiz assim:
Numa tigela, juntei o requeijão, a cebola, o parmesão, o sal e a pimenta e um fio de azeite e misturei tudo com um garfo, para incorporar bem os ingredientes. Retirei os estames das flores e lavei-as. Recheei-as com o preparado anterior e dispu-las numa assadeira. Reguei com um fio de azeite por cima e levei ao forno, já aquecido a 200º, durante cerca de 10 minutos. Retirei do forno e servi imediatamente.


No fim-de-semana que passou, parece que, finalmente, a Primavera deu o ar da sua graça e permitiu-nos dar alguns passeios e ir conhecer o mercadinho biológico, no jardim do Campo Pequeno, logo pela manhã de Sábado. Fizémos por lá as compras dos vegetais para semana e não consegui resistir à beleza de tão singelas flores. Vieram para a minha cozinha, para dar mais cor ao nosso almoço de Domingo, nesta Primavera, que teimava em não chegar. Deve ter sido apenas um intervalo de fim-de-semana porque a chuva, essa, entretanto já voltou.


Estas flores recheadas podem servir, também, como refeição principal, acompanhadas, por exemplo de um arroz de ervilhas e bacon. Experimentem porque, certamente, vão adorar.


Um excelente dia para todos.




___

5 comentários:

  1. Regina, que lindas estas flores recheadas... ainda não consegui encontrar flores de Courgettes, agora fiquei ainda com mais vontade de as fazer!
    Bjos, tem um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      Obrigada pelo comentário.
      Encontrei estas flores de courgette no mercado biológico, no jardim do Campo Pequeno, que podes visitar todos os Sábados de manhã. Passa por lá, se tiveres oportunidade. Eu gostei muito.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Ando curiosa com essas receitas de rechear flores de abóbora ou courgette...mas infelizmente ainda não encontrei à venda!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Regina!
    Mas que entrada linda e maravilhosa, também não conhecia estas flores de courgettes. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha visto e achei lindas e devem ser uma delicia.
    Gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.