quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Esconder o peixe e encontrar sabores distintos

Pronto, eu tenho esta mania... gosto de esconder o peixe, envolvê-lo em molhos, ervas e especiarias, numa tentativa de variar as formas de utilização e não enjoar. Normalmente, como os filetes de pescada fritos, panados ou envolvidos num polme feito com água e farinha mas, por vezes, gosto de o saborear de forma diferente. Misturá-lo com outros sabores, para o tornar mais rico e, claro, mais suculento e apetitoso. Fui à horta e trouxe uns tomatinhos J e o resultado ficou muito bem, com um sabor muito agradável, daqueles que dá vontade de voltar a fazer. E, como mais vale evitar os fritos, foi uma boa altura para variar.

Filetes de pescada escondidos em molho de tomate



Ingredientes:
4 filetes de pescada
1 kg de tomate maduro
1 cenoura
Bacon a gosto
Vinho
1 cebola
1 dente de alho
Sal e pimenta
Manjericão e alecrim ou outras ervas aromáticas a gosto

Fiz assim:
Temperei os filetes com sal, pimenta e alho e deixei no frigorífico de um dia para o outro.Num tacho coloquei um pouco de azeite aromatizado e a cebola picada e deixei refogar. Juntei a cenoura e o bacon em cubos e deixei fritar por alguns minutinhos e adicionei o vinho e as ervas. Deixei evaporar e juntei o tomate já sem casca (triturei alguns com a varinha mágica e dois deles apenas cortei aos cubos). Deixei cozinhar para apurar bem o molho e, por fim, juntei os filetes cortados ao meio. Rectifiquei os temperos e retirei do lume. Servi acompanhado de arroz branco.





Já sei que os dias de Sol não podem durar para sempre mas confesso que estou a adorar estes dias primaveris que nos têm acompanhado em pleno Inverno. O Sol transmite-me uma sensação de liberdade, parece que se entranha, tornando os meus dias mais plenos e intensos. Manias minhas. Desejo-vos um dia maravilhoso, com Sol ou não.

8 comentários:

  1. Cá em casa não se fazem fritos portanto o nosso peixinho é sempre grelhado, estufado ou (raramente!) assado. E com molho de tomate ficam sempre bem, acompanhado com arroz ou com um puré :)

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia, e apetitosa.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosa receita.
    Ficou com um aspeto magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Regina,
    Eu também raramente faço peixe frito, mas assim estufadinho sou fã! Está com um ar bem apetecível e o manjericão deve dar um toque excelente:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Está escondido mas com um aspecto mesmo apetecível este peixinho :)

    ResponderEliminar
  6. Regina é um enorme prazer te receber em minha cozinha. Obrigada pelo carinho deixado por lá, também já estou te seguindo não posso perder nadinha dessa cozinha tão saborosa!
    Me senti em casa!!!rs
    Super bju. RE

    ResponderEliminar
  7. Já ia esquecendo de comentar desse peixe delicioso!
    A receita é maravilhosa. Adoro peixinho assim com molho. Deu água na boca!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente, o sol realmente.. dá-nos logo mais vontade de tudo. Mais vida. Embora também saiba muito bem estar em casa, enrolada num cbertor e a chover lá fora! :) Também tenho a mania de camuflar o peixe, para não o olharem tão de lado e variar. Esse teu peixinho ficou muito bonito!!

    Tania *

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.