segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A fruta da paixão

O maracujá é das minhas frutas favoritas. Quando estivemos na Madeira, provei de vários tipos, no mercado do Funchal, e fiquei a gostar ainda mais. Trouxe algumas sementes para o quintal dos Cunqueiros e espero que venham a dar alguma coisa... No outro dia, no supermercado, encontrei maracujás amarelos e comprei dois. São bastante maiores que os roxos e têm mesmo muita polpa e é tão aromática, que me deliciou mesmo sem a provar. Resolvi fazer uma tarte para um Domingo em que recebemos os meus pais, a minha avó e a tia São, para o almoço. Mais tarde, outros convidados chegaram com um convite muito especial. A minha madrinha trouxe os noivos cá a casa: parabéns Bruno e Sónia! O casamento é para Maio! Um dia com tantas visitas e notícias tão deliciosas pede mesmo um docinho especial. Todos provaram da tarte da paixão. E todos gostaram.

Tarte merengada de maracujá
(receita ligeiramente adaptada daqui)


Ingredientes:

Creme de maracujá:
130 gramas de polpa de maracujá (usei dois maracujás amarelos)
100 gramas de açúcar
1 ovo + 3 gemas
70 gramas de margarina
Sumo de limão

Massa areada:
120 gramas de farinha
80 gramas de açúcar
70 gramas de margarina
1 ovo
1 colher (café) de baunilha em pó

Merengue:
3 claras de ovo
2 colheres (sobremesa) de açúcar em pó
1 pitada de sal
Sumo de limão

Fiz assim:
Preparei o creme de maracujá com antecedência. Juntei todos os ingredientes no copo da bimby e programei 7 minutos, na velocidade 4 a uma temperatura de 90º. Coloquei numa tigela e deixei arrefecer. Cobri com película e levei ao frigorífico.
A massa areada. Numa tigela, misturei a farinha com o açúcar. Acrescentei o ovo e a margarina, cortada em cubinhos e a baunilha. Envolvi com as pontas dos dedos, até conseguir formar uma bola. Envolvi com película e levei ao frigorífico, durante cerca de 30 minutos. Liguei o forno a 180º. Untei uma forma de fundo amovível com margarina e estendi a massa, numa superfície polvilhada com farinha. Cobri o fundo da forma com a massa. Por cima coloquei uma folha de papel vegetal e cobri com grão seco. Levei ao forno, para cozer durante cerca de 20 minutos, ou até a massa estar ligeiramente dourada. Retirei do forno e deixei arrefecer. Recheei com o molho de maracujá.

O merengue. Numa tigela coloquei as claras e juntei o sal e umas gotas de sumo de limão. Bati em castelo bem firme e acrescentei o açúcar e bati até ficar um merengue brilhante. Com um saco com boquilha dispus o merengue por cima do creme. Levei ao forno em modo gril, durante uns minutinhos para dourar. Levei ao frigorífico até ao momento de servir.



Esta tarte fica realmente uma delícia. O maracujá dá-lhe aquele sabor ácido característico, que corta o doce de forma tão própria. Estou completamente rendida.


Espero que gostem e experimentem.
E não se esqueçam de passar na página do Sonhos no facebook.


Tenham uma semana deliciosa.




___

8 comentários:

  1. Que aspeto delicioso... e guloso. Excelente sugestão. Também eu adoro maracujá

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que linda tarte! e deve ser uma verdadeira delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que linda e o aspeto é delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda e com sabor a maracujá tem que estar uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  5. Mas que tarte fantástica, tão gulosa!

    ResponderEliminar
  6. Me encanta un regalo a mi paladar ¡¡ ohhh maracuya delicioso,abrazos.y saludos.

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.