terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Frango para comer com a mão nos dias de frio que antecedem a chegada do Inverno... e do Natal

O frio que se faz sentir não nos deixa esquecer que estamos no mês do Natal, o mesmo em que o Inverno começa. As baixas temperaturas conseguem, no entanto, ser sempre colocadas num segundo plano, no meio da azáfama dos preparativos para o Natal. As manhãs vestem-se de branco e as casas de verde e vermelho (e prata, que eu adoro a cor da prata...). Os sonhos ganham novas cores nesta quadra e todos esperam ansiosos a chegada do Menino Jesus. Mas enquanto Ele não chega, há que viver todos os dias intensamente e saborear cada momento mágico que se nos depara. Como as gotas de orvalho que se formam nas folhas e pingam os dedos de um frio intenso e, ao mesmo tempo, maravilhosamente cristalino. A beleza das pequenas coisas. Assim é a espera até ao Natal. E os nossos dias tornam-se mais alegres porque são partilhados.
Assim são, também, os lanches de Domingo, em família e com petiscos de frango que ficam sempre deliciosos. Frango frito é daquelas coisas que agradam a miúdos e graúdos e prepara-se num instante. Adequa-se maravilhosamente para colocar numa mesa de lanche e acaba sempre por não sobrar nada. Desta vez temperei o frango com uma mistura de especiarias oferecida pela Margão. A mistura Segredos da Margão para Aves, dão ao prato um sabor diferente e apetitoso. Só acrescentei sal e um pouco de azeite para fazer aderir as especiarias ao frango e o resultado agradou bastante aos comensais cá em casa.

Frango frito 

Fiz assim:
Arranjei o frango e parti-o em pedaços pequenos. Temperei com sal e um fio de azeite. Envolvi bem e acrescentei duas colheres (sobremesa) da mistura Segredos da Margão para Aves. Envolvi novamente e deixei tomar gosto durante uma hora. Passei o frango por farinha e fritei em óleo bem quente, até alourar e ficar bem crocante. Retirei e deixei o frango escorrer sobre papel absorvente. Salpiquei com salsa picada e servi.


Uma delícia, este frango. Para comer à mão num lanche despreocupado.


Aqui em casa já está tudo preparado para receber a Ceia de Natal. Os dias até lá vão passar a correr, já se sabe mas entretanto vou seleccionando as últimas receitas que quero preparar para a festa.


Tenham uma semana deliciosa. 
Beijinhos.




___

3 comentários:

  1. Uma receita fácil e deliciosa, o ideal para estes dias de maior azáfama!

    E não te esqueças de participar no passatempo de Natal: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  2. Este frango ficou uma verdadeira delicia.
    Raramente faço fritos mas este frango eu não resistia
    Bjs

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.