segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O adeus às férias e um regresso cheio de surpresas

De regresso de férias da Madeira e já de volta aos dias normais de trabalho, trouxe comigo o Outono e recordações deliciosas dos locais que visitámos. Porto Santo ficará na minha lembrança para sempre com a suas praias paradisíacas e mar a perder-se da vista, assim como o Mercado dos Lavradores do Funchal, inundado pelas cores e aromas das frutas tropicais e pelas frondosas e belas flores.



E quando voltei, tinha uma encomenda à minha espera, para consagrar o início de uma nova parceria. A Casa da Prisca teve a amabilidade de me fazer chegar alguns dos seus produtos deliciosos, para servirem de inspiração para novas receitas aqui no blogue. Uma oferta deliciosa para animar os primeiros dias da nova estação. A Casa da Prisca é uma empresa com tradição na arte da gastronomia, dedicando-se ao fabrico e comercialização de uma vasta gama de produtos tradionais e gourmet, nomeadamente enchidos, doces e compotas, condimentos e patés.


O cabaz que me ofereceram, trazia uma embalagem presunto curado fatiado, outra de salpicão tradicional, também fatiado, um frasco de doce de leite de vaca, outro de geleia de marmelo e ainda outro de doce de mirtilos.
O primeiro desta deliciosa lista já fez as nossas delícias, por isso deixo-vos com a receita de uma lasanha de ricota e presunto, que serviu de almoço no passado fim-de-semana.

Lasanha de ricota com presunto


Ingredientes:
(para duas pessoas)

5 fatias de presunto curado fatiado Casa da Prisca
200 gramas de ricota
2 colheres (sopa) de mascarpone
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho pesto
3 fatias de lasanha fresca
Queijo parmesão ralado


Fiz assim:
Liguei o forno a 200º. Comecei por misturar o ricota com o mascarpone e envolvi com o azeite. Temperei com um pouco de pimenta. Untei uma assadeira com margarina e coloquei uma folha de lasanha no fundo. Cobri com parte da mistura de ricota e algumas gotas de pesto. Por cima coloquei duas fatias de presunto. Fiz mais uma camada e, no fim, cobri tudo com mais uma placa de lasanha e ricota. Polvilhei com o parmesão e levei ao forno, durante cerca de 10 minutos. Deixei arrefecer um pouco, antes de servir.


Esta lasanha fica uma delícia. Não coloquei sal no queijo para acentuar o contraste com o presunto, o que resultou muito bem. Experimentem!
Também à minha espera, no regresso a casa, tinha um bocadinho da Madeira, terra onde há mais estrelícias que relva, nos jardins por onde passámos. A primeira acabou de desabrochar.


Está linda, não acham?


Tenham uma excelente semana e aproveitem bem o primeiro dia de Outono. O Verão volta para o ano...
Beijinhos.




___

6 comentários:

  1. Estou a ver que foram umas boas férias.
    Parabéns pela parceria.
    Achei a tua sugestão uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Seja bem-vinda de volta! Que lugar lindo e que lasanha deliciosa!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  3. Lindas as fotos das férias! E essa lasanha... hummm, só pode ter ficado deliciosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotografias! :)

    E parabéns pela parceira*

    ResponderEliminar
  5. Muito bonitas as fotos das férias, nunca fui ao Porto Santo! E essa lasanha deve ser óptima, já fiz lasanha de frango com ricotta e fica muito cremosa :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.