segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Carne enrolada em fatias de beringela

Os canelones continuam a ser dos meus pratos favoritos. De carne, de peixe, de legumes, todos me sabem muito bem, mesmo nestes dias de calor. A ideia de substituir a massa por beringelas surgiu depois de mais uma visita dominical ao mercado, mesmo aqui ao pé de casa. Passar por lá para escolher legumes coloridos e deliciosos, tornou-se já um hábito que gostamos muito de cumprir. Chegar a casa com os sacos cheios de produtos hortícolas para nos encherem a despensa e o frigorífico até ao Domingo seguinte é uma tarefa tão agradável como o próprio processo de os cozinhar cá em casa. Desta vez as beringelas também vieram no saco com os outros legumes e ervas aromáticas. E o resultado final foi além das espectativas. As beringelas dão uma consistência especial ao molho de tomate e, por isso, ficaram uns canelones deliciosos, para satisfazer a nossa gula, mesmo num destes dias quentes. Está calor mas basta deixar arrefecer um pouquinho e fazer o gosto à boca.

Canelones de carne com beringela


Ingredientes (para duas pessoas):

400 gramas de carne de novilho, picada
1 beringela grande, cortada às fatias finas
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
Molho de tomate, a gosto
Bechamel, a gosto
1 decilitro de vinho branco
Sal e pimenta
1 raminho de salsa
Queijo ralado

Fiz assim:
Levei uma frigideira ao lume com azeite e juntei a cebola e o alho picado. Acrescentei a carne, temperei com sal, pimenta e o vinho. Juntei o raminho de salsa e deixei cozinhar em lume brando. Adicionei o molho de tomate e deixei apurar mais um pouco. Dispus pequenas quantidades de carne em cada uma das fatias de beringela e enrolei-as. Coloquei cada rolinho numa assadeira, lado a lado. Cobri com molho bechamel e queijo ralado. Levei ao forno (220º) durante cerca de 30 minutos. Retirei do forno e servi, depois de arrefecer um pouco.


Ter um mercadinho perto de casa é uma riqueza imensa. E a alegria que dá poder passar por lá não tem preço. A simpatia brilha nos olhos dos vendedores que nos acolhem com um sorriso contagiante e nos oferecem o que têm de melhor. Uma troca de experiências que me cativa mais a cada dia que passa.


Uma boa semana para todos!




Todos os dias acontecem pequenos milagres. E grandes também. Só que não vêm embrulhados em papel de fantasia e, por isso, nem sempre nos apercebemos deles.

1 comentário:

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.